Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Nesta segunda-feira (18), o trecho da BR-163 sob administração da concessionária Nova Rota do Oeste (NRO) recebeu os primeiros 15 km de duplicação da rodovia, entre os municípios de Diamantino e Nova Mutum, em Mato Grosso. O evento de inauguração incluiu a assinatura da ordem de serviço para a duplicação de mais 88 km entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Na cerimônia, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço, representou a Agência.

“Estamos aqui num momento histórico, onde abrimos ao tráfego os primeiros 15 km de duplicação da BR-163 no norte do Mato Grosso. Um momento tão esperado, tão desejado, hoje é comemorado”, celebrou o diretor da ANTT.

O segmento liberado visa ampliar a capacidade em 86 km da Rodovia, promovendo o bem-estar aos usuários locais e visitantes. “Todo o trabalho que desenvolvemos dentro da Nova Rota é com o objetivo de atender aos usuários da BR-163 da melhor maneira possível, e sabemos o quanto essa duplicação é importante para a segurança viária, fortalecer ainda mais a economia do Estado”, comentou o diretor-presidente da NRO, Luciano Uchoa.

Para o senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), que também esteve presente na inauguração, a duplicação é um marco de comemoração. “Eu me lembro da primeira reunião que nós fizemos, lá em Rondonopolis, e nós lançamos o sonho da duplicação da Rondonopolis-Cuiabá. De lá pra cá foram tantas e tantas vitórias e decepções, mas depois tivemos a comemoração da duplicação da BR. Agora teremos mais agilidade, segurança e tranquilidade para os mato-grossenses que transitam por essa estrada”, celebrou o senador.

Esta entrega representa o segundo pacote de obras de grande porte contratado pela concessionária desde que o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumiu o controle acionário da NRO. O novo projeto prevê um investimento de R$ 670 milhões entre o km 593 e o km 681 da BR-163, abrangendo a duplicação, recuperação de pista existente, construção de três viadutos, um retorno em desnível e uma ponte sobre o rio dos patos.

A cerimônia de inauguração do trecho entregue e da assinatura da nova ordem de serviço contou com a presença de autoridades locais, incluindo o governador Mauro Mendes, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e o presidente do Conselho da NRO, Cidinho dos Santos, entre outros.

(Com informações da ANTT)