Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Porto de Paranaguá estreou, nesta segunda-feira (18), um marco importante com a chegada do porta-contêiner chinês Cosco Shipping Brazil, iniciando assim uma nova rota direta de comércio com o mercado asiático. Esta rota, nomeada como “rota ESA”, conecta diretamente a costa leste da América do Sul ao extremo oriente asiático, fortalecendo as relações comerciais do Paraná com a China.

O evento de lançamento ocorreu no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e contou com a presença do vice-governador Darci Piana, fazendo parte também das celebrações do 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China.

O vice-governador Piana destacou a relevância estratégica dessa nova rota, afirmando que “a entrada do Porto de Paranaguá em uma rota como esta, de ligação direta com a China, é um importante indicador da importância do Paraná no comércio global e da crescente confiança que o mercado deposita no Estado”.

Além de Paranaguá, o itinerário do Cosco Shipping Brazil inclui outros portos ao longo da costa brasileira, bem como portos argentinos e uruguaios, antes de seguir para os destinos finais na China e Singapura.

O Cosco Shipping Brazil, inaugurado em novembro de 2023, possui dimensões notáveis, com 336 metros de comprimento e 51 metros de largura, e uma capacidade de 14,1 mil TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés de contêiner). Uma característica importante deste navio é a presença de 2,1 mil plugs para contêineres refrigerados, essenciais para o transporte de cargas congeladas.

Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, ressaltou a importância da China como parceiro comercial fundamental, afirmando que “uma parte significativa das nossas movimentações passa pela China. Não é possível falar de logística sem mencionar esse parceiro comercial importante, que é nosso principal cliente”.

O diretor da Cosco Shipping, Zhu Bixin, destacou que essa nova rota amplia significativamente a capacidade de movimentação de contêineres refrigerados entre o Brasil e a China, fortalecendo assim uma troca comercial vital para ambos os mercados.

A atracação do Cosco Shipping Brazil também destaca a crescente presença do Porto de Paranaguá na rota dos grandes navios. Em janeiro, o porto estabeleceu um novo recorde ao receber um navio de 366 metros de comprimento. Esses marcos são resultados dos esforços contínuos da empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina para aprimorar a infraestrutura portuária, incluindo obras de derrocagem e serviços de dragagem.

Esses investimentos têm gerado retornos significativos, como demonstrado pelo recorde histórico de movimentação alcançado em 2023 pela Portos do Paraná, com mais de 65 milhões de toneladas movimentadas, representando um aumento de 12% em relação ao ano anterior.