Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

No próximo dia 27 de março, São Paulo inaugura um projeto inovador no transporte público: o Aquático-SP, modal de transporte coletivo por embarcações na Represa Billings. O lançamento coincide com o 99º aniversário da represa, trazendo uma alternativa de deslocamento para os residentes dos bairros do Grajaú, Pedreira e Cocaia. Com previsão de operação a partir desta data, o serviço visa beneficiar cerca de 385 mil pessoas, reduzindo significativamente o tempo de viagem entre essas localidades.

Atualmente, os moradores dessas áreas enfrentam um trajeto terrestre demorado, levando em média 1 hora e 20 minutos para percorrer os 17,5 quilômetros entre o Cantinho do Céu e Pedreira. O Aquático-SP promete encurtar esse tempo para apenas 17 minutos, proporcionando uma ligação eficiente entre os bairros e o Terminal Santo Amaro.

As embarcações, atualmente em fase de testes e ajustes, têm capacidade para 60 passageiros cada, todos com assentos. O serviço operará com viagens a cada 30 minutos a partir das 6h, totalizando até 58 viagens diárias. No entanto, a prefeitura alerta que os horários de operação e a quantidade de percursos podem ser modificados devido às condições meteorológicas.

Além da rapidez, o conforto é uma prioridade no Aquático-SP. As embarcações contarão com ar-condicionado, poltronas estofadas, televisão e áreas designadas para cadeirantes e bicicletas. Para garantir acessibilidade, cada viagem poderá acomodar até duas cadeiras de rodas, além de oferecer sanitários adaptados.

A segurança dos passageiros é uma preocupação central. Todos os bancos estarão equipados com coletes salva-vidas, incluindo modelos específicos para pessoas obesas e crianças. Além disso, as embarcações possuirão espaço para fixação de até seis bicicletas na parte externa.

(Com informações da prefeitura de São Paulo)