Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) alertou que a quebra de safra prevista para este ano poderá mais à frente afetar investimentos previstos no país, especialmente de estados e municípios.

Segundo ele, a produção de grãos no Mato Grosso poderá cair até 20% na safra atual e não se sabe quais serão as consequências para a segunda safra do ano dos efeitos da estiagem provocada pelo fenômeno El Niño, que reduziu as chuvas no centro-norte do país.

“A baixa na arrecadação vai ser grande, com redução de arrecadação de ICMS”, disse o senador, alertando que o efeito poderá não ser apenas nos estados produtores e se ampliar para toda a economia.

De acordo com ele, na parte dos investimentos privados, medidas tomadas pelo Congresso como a aprovação do Reporto e da nova Lei de Debêntures podem garantir a continuidade dos investimentos, mas poderá ser possível reforçar o investimento público para que a infraestrutura avance.

“O privado não anda muito se não tiver investimento público”, alertou o senador.

Frenlogi

Ausente do Congresso por um período por uma licença médica, Wellington diz que neste ano reforçará a atuação da Frenlogi, frente parlamentar voltada para a logística e a infraestrutura, que ele comanda. Segundo, ele a ideia é reforçar a atuação em mais áreas, além do setor portuário.

“Estamos buscando focar em outros setores para este ano, como o de energia”, disse Fagundes.

Fonte: Agência Infra.