Novo Marco Legal do Saneamento, por Wellington Fagundes

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Sistema S. Edição da Medida Provisória (MP) 932, pelo governo, provocou reação das confederações do Transporte, da Indústria, do Comércio e da Agricultura. Sest, Senat, Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sebrae, Senar e Sescoop são as 9 entidades que formam o Sistema S. Dessa forma, são vinculadas àquelas confederações e ao Sistema OCB (Organizações das Cooperativas do Brasil).

A medida do governo reduziu à metade, pelos próximos três meses, as alíquotas de contribuição para as entidades que formam o sistema. A cobrança reduzida começou a valer a partir dessa quarta-feira, 1º, e segue até o dia 30 de junho.

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), senador Wellington Fagundes (PL-MT) está apresentando seis emendas à MP. A saber, elas repõem percentuais retirados pela matéria, a fim de evitar prejuízos irreparáveis às entidades. Por outro lado, adia a validade das normas para o dia 1º de maio.

Em discurso no Senado, Fagundes ponderou: “o corte também tem efeito perverso sobre as famílias de milhões de brasileiros, pela redução drástica dos atendimentos de saúde e capacitação profissional prestados pelo SEST SENAT”.

Impactos negativos

Em nota oficial, a direção do Sest-Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) alertou sobre os “impactos negativos nos serviços realizados pela instituição, que podem ir desde o cancelamento de ações de saúde e treinamentos, inclusive aos caminhoneiros, até a demissão de empregados”.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) enumera 136 centros de educação profissional que podem ser fechados. Ao mesmo tempo, “830 mil vagas de qualificação profissional podem deixar de ser ofertadas”.

O Sesi (Serviço Social da Indústria), de sua parte, adianta que “150 escolas e centros de atendimento à saúde devem ser fechados e 217 mil vagas para alunos de educação básica deixarão de ser ofertadas“.

Em nota, o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, diz que “além de não apresentar medidas de corte efetivo de impostos, a MP põe em risco a atuação de instituições que estão focadas no auxílio direto às empresas, trabalhadores e população em geral”.

Enfim, informações mais completas podem ser lidas por meio dos seguintes links:
https://www.cnc.org.br/editorias/acoes-institucionais/noticias/cnc-cortes-do-governo-nos-recursos-de-sesc-e-senac

https://www.sestsenat.org.br/imprensa/noticia/nota-oficial-corte-de-recursos-do-sest-senat

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/01/cni-diz-que-corte-no-sistema-s-afetara-de-senai-e-sesi-forma-drastica.htm

https://www.cnabrasil.org.br/noticias/cortes-na-arrecadacao-do-senar-prejudicam-produtores-rurais-em-todo-o-pais