Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

“Mobilização Nacional do Dia do Motorista” vai levar saúde e conhecimento em centenas de pontos pelo país.

Para celebrar o Dia do Motorista e homenagear essa categoria tão importante para a economia do Brasil, o SEST SENAT iniciou nesta segunda-feira (26) uma grande campanha nacional para levar saúde, qualidade de vida e capacitação a milhares de profissionais por todo o país. A iniciativa adotou o tema “Muito mais do que motorista”, e o foco será preparar esses profissionais para os desafios do futuro no transporte de cargas e passageiros.

Apesar de o Brasil ainda não ter superado a pandemia de covid-19, o setor transportador é um dos que mais têm gerado empregos nos últimos meses. Entretanto, a procura é por profissionais cada vez mais capacitados. O Painel de Emprego no Transporte, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que nos primeiros cinco meses de 2021, o setor mais contratou do que demitiu. A diferença entre as contratações e os desligamentos foi de 32.227. Se considerarmos apenas o cargo de motorista, o saldo é de 13.862 vagas em 2021.

Por isso, as equipes do SEST SENAT irão ao encontro dos trabalhadores em centenas de pontos espalhados pelo país para levar informação, conhecimento e cuidados aos motoristas profissionais. As ações destacarão a importância da qualificação para o mercado de trabalho – que exige cada vez mais conhecimento e habilidades. As unidades do SEST SENAT também ofertam atendimentos de saúde, cursos presenciais e a distância para motoristas.

As transformações tecnológicas, sociais e econômicas que já estavam em andamento – e se aceleraram com a pandemia – têm alterado, também, o trabalho. Novas competências são necessárias em todo o mundo. Uma pesquisa do LinkedIn identificou que algumas das habilidades mais importantes a serem desenvolvidas para o mercado de trabalho em 2021 são resiliência e adaptabilidade, capacidade de lidar com tecnologias, comunicação, inteligência emocional e criatividade.

A consultoria McKinsey também enumera habilidades tecnológicas, cognitivas, criativas, sociais e emocionais. Entre elas, destacam-se a capacidade de raciocínio e solução de problemas; pensamento crítico e analítico; capacidade para uso de dados e tecnologias; autogestão e liderança; resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; e relacionamento interpessoal.

As 157 unidades operacionais do SEST SENAT em todo o país oferecem serviços de qualificação profissional para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional – tanto na modalidade presencial e a distância. Existem cursos curtos, programas de formação para carreiras específicas, treinamentos com foco em eficiência energética para o transporte e outros. Também são concedidos certificados profissionais para transportadores autônomos de cargas, ofertados em parceria com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA).

Também existem serviços com foco na saúde física e emocional dos profissionais: fisioterapia, odontologia, psicologia e nutrição são algumas das opções.

Para participar da Mobilização Nacional do Dia do Motorista, o motorista pode ir até uma das centenas de pontos espalhados por todo o Brasil – como locais de parada e trânsito dos motoristas profissionais e nas empresas do setor. As atividades seguirão as diretrizes locais e as medidas de segurança quanto ao distanciamento social, para minimizar o risco de proliferação do novo coronavírus. Acesse sestsenat.org.br e confira a lista completa.

A Frenlogi e o Instituto Brasil Logística acreditam que profissionais preparados e saudáveis são essenciais para uma economia forte, integrada e sustentável. A infraestrutura de transporte do país não se resume a estradas, ferrovias ou portos. É necessário preparar e dar qualidade de vida a quem atua na área.

Motoristas de cargas e passageiros enfrentam escalas pesadas, rodovias mal conservadas, além de pontos de parada escassos e deteriorados. A ação da SEST SENAT é uma ótima forma de preparar essa categoria para os novos desafios do setor, além de proporcionar saúde e bem estar a esses profissionais tão importantes para o Brasil.


Fonte: SEST SENAT