Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Fórum de Brasília, realizado nos dias 21 e 22 de novembro na capital federal, marcou o encerramento do ano político e o início das discussões para 2024. Autoridades dos Três Poderes do governo, representantes do setor privado e da sociedade civil reuniram-se para debater, trocar experiências e refletir sobre o futuro do país.

Entre os palestrantes convidados estavam o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; o ministro do STF Luiz Fux; os ministros de Minas & Energia, Alexandre Silveira; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Agricultura, Carlos Fávaro; dos Transportes, Renan Filho; do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; das Cidades, Jader Barbalho; a economista e idealizadora do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; e o presidente da Frenlogi, senador Wellington Fagundes (PL/MT).

Fagundes destacou em seu discurso que acompanhar os avanços tecnológicos é um grande desafio que implica na modernização de todos os modais que compõem o amplo leque de possibilidades da infraestrutura e logística do Brasil.

“É com muita satisfação que estou aqui hoje no Fórum Econômico e Social de Brasília, no painel INFRAESTRUTURA, como Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, a Frenlogi”, enfatizou Fagundes. “Nesse sentido, ampliar os investimentos públicos e privados em infraestrutura, melhorar o ambiente regulatório, cuidar da formação profissional, da inclusão de novas tecnologias, fomentar a expansão da malha rodoviária, ferroviária, aeroviária, melhorar a segurança viária, assegurar a ampliação e modernização dos portos é um grande desafio”, destacou. “O aumento da produtividade e eficiência da economia brasileira depende diretamente do aumento da oferta dos serviços de infraestrutura”, concluiu.

Durante seu discurso, o presidente da Frenlogi elucidou também a necessidade de aprovar a renovação da Lei para a continuidade do REPORTO até a maturação dos investimentos em andamento nos Portos e ressaltou o compromisso da Frente Parlamentar, Frenlogi, em apoiar o debate entre os agentes públicos e privados com o objetivo de desenvolver uma inteligência na regulação, na gestão e na ampliação do setor de infraestrutura, visando sempre a maior produtividade e competitividade da economia brasileira.

A curadoria do evento foi organizada pela Arko Advice, do professor Murillo de Aragão. Segundo ele, o objetivo do evento é debater os cenários econômicos e sociais do país para 2024. “Esperamos que o debate propicie tendências e cenários para o novo ano e recolha subsídios importantes para o planejamento estratégico tanto do governo quanto das empresas”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Fórum de Brasília