Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura realiza hoje (22) webinar que propõe debate sobre operacionalização de logística humanitária, gargalos logísticos e case de sucesso na distribuição da vacina.

Para os painéis, foram convidados representantes de força.
Abrindo o primeiro painel temático, a Professora Dra. Adriana Leiras, coordenadora do Lab HANDs do DEI PUC-Rio;
PAINEL: ‘A logística e os aspectos críticos para o sucesso de uma operação humanitária’.

Também participará, o diretor do departamento de logística em saúde do Ministério da Saúde – DLOG, Sr. Roberto Ferreira Dias.
PAINEL: ‘A cadeia logística no processo de vacinação e imunização da população brasileira”.

Trazendo importante case de operacionalização de distribuição da vacina, Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.
PAINEL: ‘A importância do modal aéreo na estratégia de logística da saúde em contingências’.

Equipe técnica:
Vice-presidente executivo Frenlogi/IBL – Tiago Lima
Gerência de Comunicação – Liara Abrão
Gerência IBL Social – Pedro Alves

O mundo parou em 2020. O surto de Covid 19 implicou em grandes impactos na economia não só do Brasil, mas de países por todo o mundo. Imediatamente, uma cadeia de serviços e suprimentos fez-se necessária para combater a disseminação do vírus e driblar as barreiras de distribuição de insumos essenciais à sobrevivência, diante de fechamentos de cidades.

Neste sentido, a logística humanitária ganhou destaque, pois é o ramo da logística responsável pelos processos envolvidos na mobilização de pessoas, conhecimentos e recursos para auxiliar comunidades afetadas por desastres naturais ou por situações como a de pandemia na qual passamos. Vimos a cidade de Manaus passar por uma crise sem precedente com a falta de oxigênio e depois enfrentar dificuldades imensas na distribuição dos cilindros doados e adquiridos, aos hospitais.

A logística se apresentou como setor estratégico ao longo de todo o ano de 2020 e continuará sendo para imunização ágil da população.

Em janeiro de 2021, um importante passo foi dado nesta desafiante caminhada de combate ao coronavírus no país: a autorização e início de distribuição das vacinas. E então uma pergunta surgiu: Como a vacina chegará com agilidade e particularidades de armazenamento, num país de dimensões continentais como o Brasil?

1ª Webinar de Logística Humanitária – A logística da vacina no combate à covid-19

Neste cenário, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, com a curadoria do Instituto Brasil Logística, promovem a primeira webinar com o tema, que terá uma série de outros debates que envolvem a Logística Humanitária.