Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Projeto de Lei 5928/2019 pretende democratizar o uso da energia solar no país

A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura realiza nesta sexta-feira, (9/04) às 11h, em seu canal do youtube, webinar sobre o Marco da Geração Distribuída, referente ao Projeto de Lei 5928/2019.

Participe do Webinar ao vivo: link direto para o YouTube

Como convidado para apresentar o Projeto, o evento contará com o deputado Lafayette de Andrada, relator do tema na Câmara dos Deputados e defensor da votação do PL nas próximas semanas.
O debate terá ainda a presença do presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, senador Wellington Fagundes, com mediação do diretor de relações institucionais da Frente, deputado Edinho Bez e do vice-presidente executivo do Instituto Brasil Logística, Tiago Lima.

O Projeto de Lei proposto tem como principal objetivo, democratizar o uso da energia solar no país. Segundo o relator, deputado Lafayette de Andrada, o texto propõe a concessão de benefícios aos consumidores e empresas que produzem energia em sistemas de micro e minigeração distribuída. O deputado diz que, em sua primeira versão, deve oferecer dez anos de subsídios a pequenos geradores. As alíquotas serão distintas, dependendo do tamanho da geração, e avançará rumo ao desembolso integral pago à distribuidora, chamado de Fio B, também no prazo de dez anos.

“O projeto está pronto e passou por pequenos detalhes e ajustes. Ele foi construído em longas conversas com Aneel, setor solar, distribuidoras e Ministério de Minas e Energias visando à convergência e o consenso, ao mesmo tempo em que corrige distorções e traz incentivos ao setor solar,” ressaltou Lafayette.

Segundo estudo do Instituto Nacional de Energia Limpa – INEL, se aprovado, o PL traria ganhos líquidos de R$ 50 bi ao sistema elétrico brasileiro, até 2035. O valor é o resultado entre os custos e benefícios que a geração distribuída traria ao país.
Apesar da divisão de opiniões de lideranças na Câmara dos Deputados sobre o texto, o PL 5928/2019 é apoiado também pela Frente Parlamentar da Agricultura e pelo setor de geração de energia limpa.

Participe do Webinar ao vivo: link direto para o YouTube