Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Debate conta com a curadoria técnica do Instituto Brasil Logística e palestra do diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski.

A crescente movimentação dos portos na região amazônica e sua posição estratégica na exportação do Brasil será tema de webinar promovido nesta sexta-feira, às 11h no canal do youtube da Frenlogi.

O Arco Amazônico contempla os complexos portuários de Porto Velho (RO), Manaus/Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Itaituba/Miritituba (PA), Belém/Vila do Conde (PA), Santana (AP) e Itaqui (MA), formando um conjunto de infraestruturas que possibilitam o escoamento da produção pelos portos da Região Amazônica.
A movimentação portuária das instalações que compõem o Arco Amazônico foi de 51,2 milhões de toneladas no primeiro bimestre de 2021. Esse número representou um crescimento de 1,11% em comparação com igual período de 2020, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário – ANTAQ.

Conforme as estatísticas apresentadas, os portos privados responderam pela movimentação de 42,9 milhões de toneladas nos dois primeiros meses do ano – 83,9% do total. Isso representou um crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2020. Já os portos públicos movimentaram 8,2 milhões de toneladas (16,1%) – um crescimento de 2,76%. O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) foi a instalação portuária que mais movimentou no período analisado: 28,3 milhões de toneladas: aumento de 3,35%.

Para aprofundar o tema, a Frenlogi com curadoria técnica do IBL, convidou o diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski. A webinar conta ainda com a participação de Clythio Backx, presidente do IBL, do deputado Edinho Bez, diretor de relações institucionais da Frenlogi/IBL e mediação do vice-presidente do IBL, Tiago Lima.

Acesse o link e ative o sininho para lembrar de acompanhar o debate e participe enviando suas perguntas.