Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Nesta sexta-feira (2), o Porto de Santos celebra com orgulho seus 132 anos de uma rica história marcada por desenvolvimento, expansão e contribuição vital para a economia brasileira. Inaugurado em 1892, este complexo portuário teve sua trajetória moldada por eventos históricos e desafios superados ao longo das décadas.

O Porto de Santos iniciou suas operações no início do século XVI, evoluindo de estruturas rudimentares para se tornar o primeiro Porto Organizado do Brasil em 1892, graças à visão e investimentos da Companhia Docas de Santos (CDS). Desde então, o porto conquistou uma posição de destaque, transformando-se no maior porto da América Latina.

A escolha estratégica de sua localização, no Lagamar do Enguaguaçú, foi fundamental para garantir proteção aos navios contra intempéries e ataques de piratas. A visão visionária de figuras como Brás Cubas, fundador da Vila de Santos, e o empreendedorismo do Barão de Mauá, que liderou a construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway em 1867, conectando São Paulo ao Porto de Santos, foram marcos cruciais em sua história.

Ao longo dos anos, o Porto de Santos passou por diversas transformações e desafios, consolidando-se como um dos principais pontos de escoamento da produção brasileira. Em 1889, a concessão do Porto a investidores privados deu origem à Companhia Docas de Santos, que, em 1892, inaugurou os primeiros 260 metros de cais, marcando o início do Porto Organizado.

A usina hidrelétrica instalada em 1910 na Serra do Mar pela Gaffrée & Guinle, que fornece eletricidade até os dias de hoje, demonstra a capacidade do Porto de Santos em se adaptar às crescentes demandas. Em 1980, a gestão portuária retornou ao Governo Federal, mas a trajetória de modernização e eficiência continuou.

Hoje, o Porto de Santos é referência mundial, operando com terminais especializados e incorporando tecnologias de ponta. A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e o Instituto Brasil Logística (IBL) parabenizam o Porto de Santos por seus 132 anos de contribuição exemplar ao desenvolvimento econômico e social do Brasil. Que esta celebração seja um reflexo do sucesso passado e um prelúdio para um futuro ainda mais promissor.