Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em reunião com embaixador da Arábia Saudita, o senador destacou a importância do Brasil, em especial, MT, na produção de alimentos para o mundo

O senador Wellington Fagundes (PL/MT), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita e da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), se reuniu com o Faisal Bin Ibrahim Ghulam, na sede da embaixada em Brasília. O encontro teve como objetivo apresentar e debater a relevância do Brasil, principalmente Mato Grosso nos cenários da segurança alimentar e da transição energética, além de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países.


Fagundes destacou por exemplo, o papel fundamental de seu estado na produção de alimentos para o mundo, sendo um dos maiores exportadores de grãos, carne bovina e soja. Também salientou o potencial na geração de energia renovável, especialmente a energia solar, e a expertise de Mato Grosso na agricultura sustentável. “O município de Sinop se tornou vitrine por construir uma indústria de etanol de milho, sendo hoje a maior produtora de combustível limpo e renovável da América Latina, onde seu processo industrial busca aproveitar integralmente os grãos”, afirma o senador.


Fagundes apresentou ao embaixador da Arábia Saudita, análises de outros estados brasileiros que possuem muita capacidade de crescimento ainda, como é o caso do Piauí.

Fagundes mencionou que uma comitiva do estado do Piauí esteve presencialmente no norte de Mato Grosso e conheceu a realidade da usina de milho e o quanto é importante essa troca de experiências entre os estados brasileiros. “Estive no nortão recentemente também acompanhado do senador Marcelo de Castro do Piauí. Fico muito feliz ao saber que, por lá, as obras seguem a todo vapor e que a unidade no município de Uruçuí vai poder gerar 1,5 mil toneladas por dia de etanol”, diz o senador.


Para Wellington, essa troca, é fundamental, tendo em vista a capacidade que muitos estados agroemergentes podem oferecer. “A Bahia também é um exemplo. No ano passado, ficou como sétimo estado brasileiro que mais produziu grãos no Brasil e tem capacidade para produzir mais e de forma sustentável”, afirma o senador.


O embaixador Faisal Bin Ibrahim Ghulam demonstrou grande interesse em estreitar os laços entre a Arábia Saudita e o Brasil, destacando a disparidade do estado de Mato Grosso, diante dos gráficos apresentados. O diplomata reconheceu a importância do estado para garantir segurança alimentar global e a relevância da transição energética para o futuro do planeta. “Também temos na Arábia Saudita, um grupo parlamentar como este aqui do Brasil, e estou assumindo com o senador Wellington o compromisso de estreitar esse laço numa visita dos nossos consultores árabes aqui no Brasil, e em Mato Grosso, para que eles conheçam o exemplo de sucesso”, afirma o embaixador.


Faisal Bin Ibrahim assumiu o compromisso com o senador de se reunir novamente assim que terminar o período do Ramadã, após a primeira quinzena de abril, para tratar de outras agendas importantes, como a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que será realizada no Azerbaijão no mês de novembro e também o Fórum G20 que será realizado no Brasil em 2024 e não será apenas um evento, mas uma oportunidade de redefinir as relações internacionais em um contexto mais inclusivo e participativo.

(Com informações da assessoria do senador Wellington Fagundes)