Você está visualizando atualmente Renovação na Malha Paulista fortalece Mato Grosso, assegura Fagundes

Renovação na Malha Paulista fortalece Mato Grosso, assegura Fagundes

Renovação na Malha Paulista. Enfim, foi assinado nesta quarta-feira, 27, o novo contrato da concessão ferroviária da Malha Paulista entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa Rumo. Semana passada, a renovação foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deliberou favoravelmente, na Reunião de Diretoria desta terça-feira (26/5)

Tendo se dedicado nos últimos tempos à tarefa de ver o contrato enfim prorrogado, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) festejou: “O Brasil, neste ato, dá um grande passo para o fortalecimento do modal ferroviário”. Fagundes preside a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional.

De acordo com o parlamentar mato-grossense, “a assinatura do novo contrato de renovação na Malha Paulista representa um dos maiores sonhos da população do meu querido Mato Grosso, que é a avanço dos trilhos da ferrovia até Cuiabá, para, em seguida, alcançar às demais regiões produtoras do nosso Estado”.

Ele explica que a ferrovia vai permitir o transporte da produção do Mato Grosso até o Porto de Santos, “como o maior porto de multicargas do Hemisfério Sul, e que está entre os mais modernos em eficiência e tecnologia e também o maior exportador de granel sólido do mundo”.

Reconhecimento

Fagundes aproveitou para enviar congratulações a toda a população e autoridades do Estado de São Paulo, por intermédio do governador João Dória e do vice governador Rodrigo Garcia, mas também do atual prefeito de São José do Rio Preto, Edson Araújo (Edinho Araújo).

O parlamentar mato-grossense esclareceu que a ferrovia “passará pelas diversas indústrias de processamento de produtos da cadeia animal. Dessa maneira, levando carne bovina, frango e peixe aos mercados interno e externo. Ao mesmo tempo que, na volta, assegura insumos agrícolas mais baratos ao produtor”.

E concluiu o senador: “Em nome do povo de Mato Grosso, do Movimento Pró-Ferrovia e de todos os personagens ativos nesse processo, nossos agradecimentos a todos os diretores desta agência, em nome do presidente, Marcelo Vinaud Prado”.

Mato Grosso vem batendo, consecutivamente, recordes de produção de grãos. Este ano, finaliza a safra com participação nacional superior a 27%. Para se ter uma idéia, o Paraná vem em seguida com pouco mais de 15%.

“A vantajosidade da renovação antecipada ficou demonstrada e atestada pelo TCU ao longo desses anos de tramitação do processo. Isso revela que a infraestrutura tem sido encarada como uma questão de Estado. Dessa forma, governo, TCU e demais instituições trabalhando juntos para destravar a logística de transportes do país”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. “O ponto principal agora é que terá início um grande ciclo de investimentos privados em ferrovias. Portanto, contribuindo para equilibrar a matriz de transporte brasileira”, destacou.

Deixe um comentário