Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Apesar da alta expectativa, a retomada de crescimento impõe um desafio adicional para atrair investimentos. Evento Summit Portos 5.0 discutirá soluções para o setor portuário.

A falta de investimentos na indústria portuária afeta a cadeia logística nacional como um todo – desde a produção até os serviços que chegam à população. Um frete mais caro e demorado prejudica a competitividade do Brasil frente ao comércio exterior, e é preciso corrigir essa distorção para acelerar a retomada da economia.

Segundo levantamento da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil representa apenas 1,2% das exportações (27ª posição global) e 1% das importações (28ª posição no mercado internacional), Essa minúscula participação no mercado mundial mostra que o país tem uma grande margem para crescimento, mas é preciso inovar e investir.

Administradores públicos e o setor privado têm trabalhado em conjunto para desenvolver o setor portuário do Brasil. Diante dessa perspectiva positiva, o evento Summit Portos 5.0 vai reunir profissionais para discutir as necessidades de investimento na indústria portuária e outras pautas do setor na próxima quinta-feira (21), em Brasília.

O advogado Cássio Lourenço, sócio da Lourenço Ribeiro Advogados e um dos palestrantes do evento, reafirma que o comércio exterior brasileiro terá dificuldades e muito trabalho a fazer nos próximos anos para aumentar sua participação internacionalmente. “A retomada do crescimento econômico impõe um desafio adicional de atrair investimentos qualificados para a otimização e expansão do parque portuário brasileiro”, pontua o advogado.

Cássio ressalta ainda que as obras de dragagem, integração multimodal dos acessos e construção de novos terminais integrados a corredores logísticos estão entre os principais itens de investimento.

Para o especialista, o cenário que se avizinha após a superação da pandemia de covid-19 vai exigir ações coordenadas e urgentes. “Os projetos brasileiros disputam ombro a ombro capital com projetos de países com histórico de estabilidade regulatória que estão buscando financiar sua própria retomada de crescimento”, detalha.

Cássio Lourenço reforça que o Brasil tem “vantagens competitivas, como o potencial de demanda nova ou reprimida, mas, em um contexto de moeda fraca, é necessário trabalhar fortemente na mitigação das incertezas regulatórias para termos uma relação atrativa de risco e retorno”, conclui o estudioso.

Agenda do Summit Portos 5.0
O evento terá participação e apoio institucional da Frenlogi e do Instituto Brasil Logística. O Summit Portos 5.0 discutirá as necessidades de investimento na indústria portuária a partir de painéis com os seguintes temas: estabilidade jurídica e segurança nos investimentos, redução de burocracia e regulação responsiva, arranjos produtivos e sincromodalismo, além da competitividade no mercado de contêineres brasileiro.

A realização é do Grupo Tribuna e conta com o apoio das empresas TiL (Terminal Investment Limited) e APM Terminals. O evento será presencial para convidados, mas quem quiser participar remotamente poderá se inscrever pela plataforma Sympla para assistir a transmissão online.

SERVIÇO
Summit Portos 5.0 – A Nova Agenda de Integração Logística do Século XXI
Quando: 21 de outubro
Horário: 13h às 18h
Local: B Hotel, em Brasília-DF (SHN Q 5 BL J Lote L – Asa Norte)
Ingressos para participar online: www.sympla.com.br/summit-portos-50__1379175


Fonte: Portal G1