Compartilhe este post

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), iniciou nesta quarta-feira (30) a consulta pública do projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste. Publicada no Diário Oficial do Estado, a proposta prevê uma ligação ferroviária entre a capital paulista e Sorocaba, com investimentos estimados em R$ 12 bilhões. O percurso, de aproximadamente 100 quilômetros, deverá ser feito em cerca de 60 minutos.

A população poderá enviar sugestões até 2 de junho de 2025, por meio de formulário eletrônico disponível no site da SPI, clique aqui. A participação é aberta a pessoas físicas e jurídicas, e todas as contribuições devem seguir o modelo disponibilizado no site, contendo identificação e contato do participante.

Sobre o TIC Eixo Oeste

O projeto prevê dois tipos de serviço: o Expresso, com trajeto direto entre São Paulo e Sorocaba, e o Parador, com paradas intermediárias. A expectativa é que o sistema atenda cerca de 50 mil passageiros por dia, oferecendo uma alternativa mais rápida, moderna e sustentável de transporte intermunicipal.

Além do trajeto mais ágil — com tempo 40% menor que o percurso de carro e 50% inferior ao de ônibus —, o projeto inclui a construção e modernização de estações, compra de nova frota e integração com linhas de metrô, trens metropolitanos e com o futuro TIC Eixo Norte.

O TIC Oeste também contempla medidas de acessibilidade e inclusão, como banheiros adaptados, espaços para amamentação e creches, além de ações de combate ao assédio no transporte público.

Segundo o Governo do Estado, a implantação do Trem Intercidades Eixo Oeste representa um avanço significativo na integração regional e no desenvolvimento de uma mobilidade mais eficiente, segura e inclusiva em São Paulo.

Fontes: Governo de SP, pela Agência SP e BE News.
Fotografia: Estadão