Compartilhe este post

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma consulta pública nacional para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias federais. A iniciativa segue até o dia 30 de abril e qualquer cidadão pode participar por meio de um questionário online ou pelo aplicativo TCU Mobile.

O objetivo é coletar percepções dos usuários sobre as condições dessas estruturas, incluindo aspectos como sinalização, iluminação, largura das faixas, presença de rachaduras, entre outros fatores que impactam diretamente a segurança viária. Até o momento, mais de 390 contribuições já foram registradas.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 6 mil pontes cadastradas em rodovias federais, conforme o banco de dados do Governo Federal. Esse número inclui tanto as estruturas sob gestão pública quanto aquelas administradas por concessionárias privadas. A manutenção e fiscalização são responsabilidades do Ministério dos Transportes, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As informações obtidas com a consulta vão subsidiar a atuação fiscalizatória do TCU na área de infraestrutura de transportes, contribuindo para a melhoria da gestão e da segurança das vias federais.

Como participar

A participação é simples e pode ser feita de duas formas:

As respostas podem ser enviadas anonimamente ou de forma identificada, e todas as manifestações serão analisadas pela equipe técnica do TCU.

Confira a lista das pontes cadastradas no banco de dados do Governo Federal e o número de contribuições feitas por cidadãos:  

Fonte: TCU.