Compartilhe este post

Foto: Divulgação da Prefeitura de RJ

O Sudeste Export 2025, um dos principais fóruns de infraestrutura e logística do Brasil, acontecerá entre amanhã (1º) e quinta (3) no Rio de Janeiro, em paralelo ao fórum internacional LATAM Export. Promovido pelo Grupo Brasil Export, o evento reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater temas estratégicos para o desenvolvimento da região Sudeste, com foco em inovação, segurança jurídica, transição energética e desafios regulatórios.

A edição deste ano marca o retorno do fórum ao Rio de Janeiro após quatro anos, reforçando a importância do estado fluminense no cenário logístico e industrial do país. “Acreditamos que, juntos, podemos promover discussões de qualidade entre empresas, governos e agências reguladoras para que os setores logístico e industrial cresçam em escala global”, destaca o CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião.

O evento, exclusivo para conselheiros, patrocinadores e autoridades convidadas, terá uma programação robusta dividida em três eixos principais: inovação e tecnologia, segurança jurídica e regulatória, e desafios logísticos e energéticos.

A programação tem início amanhã com o Inova Export, um segmento voltado à inovação no setor de infraestrutura e logística. A abertura será conduzida por Tetsu Koike, diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos. Em seguida, o primeiro painel discutirá o papel do ecossistema de inovação, com a participação de Eduardo Correia Miguez, gerente de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio; Lindália Junqueira, CEO da Ions; Francisco Bulhões, head de Relações Institucionais da PRIO; e Danilo Abbondanza, CEO da ModalGR. A programação segue com pitchs de startups, apresentações institucionais e o lançamento de um relatório de tendências de inovação no setor portuário.

Na parte da tarde, o evento abrirá espaço para o InfraJur – Encontro Nacional de Direito da Logística, Infraestrutura e Transportes. A programação contará com uma palestra especial do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, sobre segurança jurídica e regulatória no setor de infraestrutura no Brasil. O debate continua com um painel sobre gargalos regulatórios no setor de óleo e gás, seguido pelo painel InfraESG, que abordará os impactos dos eventos climáticos e sociais extremos na alocação de riscos em Parcerias Público-Privadas (PPPs). Participam desse painel Claudio Frischtak, fundador da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios; Helena Venceslau, diretora de Assuntos Econômicos da Secretaria Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos; e Ralph Rosenberg, CIO da Perfin Investimentos.

O primeiro dia será encerrado com uma sessão solene que contará com a presença de diversas autoridades, incluindo Washington Reis, secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro; Cássio Coelho, secretário de estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro; os deputados federais Eduardo Pazuello e Julio Lopes, da Câmara Temática Aeroportuária da FRENLOGI; Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio; Felipe Queiroz, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Gilmara Temóteo, presidente do Conselho Feminino do Brasil Export e diretora-executiva da ABEPH; e Luiz Césio Caetano, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O dia se encerra com um coquetel oferecido pela Triunfo Logística, que celebra 40 anos de atuação.

Painéis

Na quarta (2), os debates começam com o primeiro painel do Sudeste Export, que discutirá os desafios do roubo de cargas e segurança nas operações logísticas. A moderação será de Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News, e contará com a participação de André de Seixas, presidente da Logística Brasil; Sérgio Vianna, diretor de Relações Institucionais da Fetranscarga; e Francisco Martins, da PortosRio.

Em seguida, o segundo painel abordará o mercado de petróleo, gás e energias renováveis no contexto da transição energética. A mesa será moderada por Núria Bianco, diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Brasil Export, e terá como debatedores o deputado federal Eduardo Pazuello, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Petróleo, Gás e Energia; Maíra Campos, superintendente de Energias Limpas da Secretaria de Energia e Economia do Mar do RJ; Marcos Araújo, diretor de Desenvolvimento de Negócios da OCEANIX; e Daniel Maia Vieira, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Após o intervalo, o terceiro painel discutirá a atividade portuária e suas contribuições para uma melhor relação porto-cidade e agilidade nos licenciamentos ambientais. O evento contará ainda com uma apresentação especial antes do almoço de encerramento, exclusivo para patrocinadores.

A partir da tarde de quarta e até a manhã de quinta (3), acontecerá o fórum internacional LATAM Export, ampliando as discussões para o cenário global da infraestrutura e logística.

 Acesse a programação Sudeste Export

Fonte: BE News.