Retrospectiva 2023: Frenlogi e IBL

O ano de 2023 foi marcado por uma atuação política intensa no Congresso Nacional pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI) e pelo suporte técnico estratégico do Instituto Brasil Logística (IBL). Confira os 10 momentos importantes de atuação que foram destaque no ano de 2023.

  1. Recomposição da Frenlogi (2023-2027):

Sob a liderança do Senador Wellington Fagundes, a Frenlogi fortaleceu sua missão, agregando mais de 300 parlamentares empenhados na promoção de logística e infraestrutura eficiente e sustentável.

Relançamento da Frenlogi 2023
  1. Eleição da nova diretoria do IBL (2023-2025):

O IBL reafirmou seu compromisso com lideranças qualificadas ao eleger a nova presidência do Conselho Gestor, na figura de Ricardo Molitzas como presidente e Jesualdo Silva como vice-presidente, traçando estratégias para os próximos dois anos.

Jesualdo Silva (vice-presidente IBL) e Ricardo Molitzas (presidente do IBL).
  1. Ampliação da atuação do IBL:

A entrada da Fetrasul como associada enriqueceu o debate sobre desafios e soluções na mobilidade urbana, expandindo o escopo de atuação do IBL, fomentando o debate da multimodalidade de transportes.

Reunião de alinhamento Frenlogi e Fetrasul.
  1. Nomeação de Augusto Wagner como Diretor-Executivo do IBL:

Augusto Wagner trouxe sua expertise experiência em relações institucionais com as diversas esferas de governo, bem como em gestão de negócios empresariais, com foco especial em portos, economia e tecnologia mineral, contribuindo com a articulação institucional nos diversos setores da sociedade.

Augusto Wagner (Diretor-Executivo do IBL) na Expolog 2023.
  1. Seminários Frenlogi:

Temas técnicos como armazenagem, mobilidade urbana e matriz energética foram discutidos, protagonizando também, uma audiência pública sobre a Ferrogrão, enriquecendo o cenário logístico.

Seminário Frenlogi, Câmara Temática de Armazenagem 2023.

6. Parceria estratégica com o Poder Executivo:

A colaboração resultou em políticas públicas para infraestrutura de transportes, fomentando avanços em favor do setor.

Encontro do Diretor de Relações Institucionais da Frenlogi Edinho Bez com o Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho.
  1. Articulação pelo PL 2646:

A Frenlogi e o IBL atuaram ativamente na aprovação do PL 2646, introduzindo debêntures de infraestrutura e outras mudanças aumentando a captação de recursos privados para o setor (essencial para o desenvolvimento econômico e social do país).

Deputado Arnaldo Jardim, vice-presidente da Câmara Temática de Armazenagem da Frenlogi e relator do PL 2646/2021 sobre as Debêntures de Infraestrutura.
  1. Comemoração do 8º aniversário do IBL:

Reflexões sobre conquistas passadas e planejamento para um futuro mais impactante marcaram o aniversário do Instituto, além da formalização de um novo Estatuto Social e políticas de Compliance.

Logo comemorativa IBL 8 anos.
  1. Engajamento na aprovação da Reforma Tributária:

Frenlogi e IBL focaram esforços na aprovação da reforma tributária, visando beneficiar o setor de infraestrutura e contribuir para o desenvolvimento econômico.

Reunião na Frenlogi entre senadores e governadores para discutir a Reforma Tributária.
  1. Colaboração na prorrogação do REPORTO:

A colaboração ativa com diversas entidades foi fundamental para a aprovação do PL 5610/2023, destacando a importância do diálogo entre setores para o avanço da infraestrutura, garantido a prorrogação até 2028 do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (REPORTO).

Deputado Júlio Lopes no Summit Portos 5.0 em Brasília.

Juntos, FRENLOGI e IBL consolidaram um período de realizações notáveis, contribuindo significativamente para o fortalecimento do cenário logístico e de infraestrutura no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Frenlogi.