Compartilhe este post

Programa “Antecipa Frete”, do Banco do Brasil, vai atender profissionais com taxas de juros iniciais de 1,79% ao mês

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), Senador Wellington Fagundes (PL-MT), participou nesta quinta-feira (7) do lançamento do programa “Antecipa Frete”, do Banco do Brasil. O banco vai conceder linha de crédito voltada a caminhoneiros autônomos que desejem receber antes o valor pago pelo transporte de mercadorias.

O lançamento ocorreu na sede do Banco do Brasil, em Brasília, e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Acesso facilitado
O programa é fruto de parceria entre empresas transportadoras conveniadas e o BB. De acordo com a instituição, a linha de financiamento poderá ser contratada por meio de aplicativo e a antecipação será concedida para fretes com pagamento programado para os próximos 120 dias. Os caminhoneiros estarão sujeitos a taxas de juros a partir de 1,79% ao mês, de acordo com o perfil e histórico do cliente.

“Como a antecipação envolve os fretes já contratados, cujo direito será cedido ao Banco, a sua liquidação é realizada pela própria empresa”, detalhou o Banco do Brasil, em nota à imprensa.

Além do Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal lançou em fevereiro um programa semelhante: a linha “Caixa Giro Transportes”, que permite antecipar o recebimento do pagamento de fretes para caminhoneiros autônomos.

Apoio aos profissionais
O presidente da Frenlogi, Senador Wellington Fagundes (PL-MT), elogiou a criação das linhas de crédito durante sessão plenária nesta quarta-feira (6) no Senado Federal. Fagundes lembrou que o Antecipa Frete integra a pauta de trabalhos da Frenlogi no Congresso Nacional e que a medida facilita o acesso ao crédito para os caminhoneiros.

“Essa medida vem em muito boa hora, numa hora extremamente oportuna diante do momento em que estamos vivendo a retomada efetiva da economia e está sendo vencida a pandemia do novo coronavírus. (…) O Antecipa Frete fortalece a parceria do Governo Federal com os transportadores, que passam a ter flexibilidade e autonomia na ampliação dos recursos e da movimentação financeira”, celebrou Wellington Fagundes.


Fonte: Agência Senado, com informações do Banco do Brasil.