Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), senador Wellington Fagundes (PL/MT), participou nesta quarta-feira (7) do evento de divulgação do balanço da movimentação anual aquaviária no Brasil em 2023, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). 

A mesa do encontro foi composta pelo diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, além dos diretores Caio Farias e Wilson Lima Filho. O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Alex Ávila, e o comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, também compuseram a mesa. 

Durante a reunião foram divulgados os dados sobre a movimentação de cargas no Brasil durante o ano passado, com números relacionados aos tipos de navegação (longo curso, cabotagem, navegação interior), que teve uma alta de 6,9% na variação entre 2022 e 2023.

Já em relação às mercadorias, as principais destacadas no estudo foram minério de ferro, óleo bruto de petróleo, soja, contêiner e fertilizantes. Além disso, a taxa de ocupação também foi apresentada com o Brasil Terminal Portuário, de Santos, liderando e o de Itapoá em segundo colocado, seguido por Santos Brasil, Portonave e Paranaguá/TCP.