Você está visualizando atualmente O Brasil desenvolverá corredores verdes para o transporte

O Brasil desenvolverá corredores verdes para o transporte

O CEO da Virtu GNL, José de Moura Jr., anunciou que a empresa iniciará em novembro uma operação de transporte de longa distância com caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL) no Maranhão. A iniciativa, que visa reduzir as emissões de carbono, contará com a inauguração de pontos de abastecimento específicos para esse combustível. O projeto será expandido para o Pará ainda este ano e para São Paulo no próximo.

Em Brasília, Moura Jr. apresentou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o primeiro caminhão movido a GNL fabricado no Brasil, destacando que o modelo pode reduzir em até 28% as emissões de CO2 em comparação com os veículos a diesel. Ele ressaltou que o tempo de abastecimento é de apenas oito minutos.

O ministro Renan Filho mostrou entusiasmo com o projeto, que se alinha com as metas do governo para criar corredores verdes e promover a transição energética e a descarbonização, que é justamente quando há a substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renovável, no setor de transportes.

Moura Jr. também mencionou que, em 2023, a Senatran autorizou o aumento do entre-eixo dos caminhões, permitindo maior autonomia de até mil quilômetros, o que torna a operação com GNL mais competitiva e eficiente.

Fonte: Agência iNFRA