Compartilhe este post

O Ministério dos Transportes lançou o portal do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), um espaço digital que reúne dados, planos e instrumentos de planejamento voltados ao desenvolvimento do setor logístico nacional. Instituído pelo Decreto nº 12.022, de 16 de maio de 2024, o portal integra um sistema encadeado de ações estratégicas com foco na modernização da infraestrutura de transportes no Brasil.

O principal destaque do ciclo atual (2024-2027) é o Plano Nacional de Logística 2050, atualmente em fase de elaboração, a partir de macroetapas. Neste estágio inicial, o foco está na coleta e organização de insumos técnicos que subsidiarão o plano. Uma das funcionalidades centrais do portal é a seção de Dados Abertos, que disponibiliza matrizes origem-destino detalhadas por tipo de carga, com projeções quinquenais até o ano de 2050.

Para garantir a qualidade e a representatividade dessas informações, estão sendo promovidos encontros técnicos regionais com o setor produtivo em diversas regiões do país. A agenda dessas reuniões, voltadas à validação colaborativa das matrizes, está disponível no próprio portal.

O site também apresenta a estrutura de governança do PIT, composta por dois colegiados: o Comitê Técnico e o Comitê de Governança. Além disso, reúne as resoluções já aprovadas – atualmente são sete –, que tratam de temas fundamentais como o modelo de governança, o Plano Estratégico e o Plano de Transparência e Participação Social.

O PIT organiza um sistema encadeado de instrumentos de planejamento, divididos em três tipos de planos, nos níveis estratégico e tático:

  • Plano Nacional de Logística (PNL): delineia a visão de longo prazo para o país e os elementos essenciais para sua concretização;
  • Planos Setoriais: segmentados por modal de transporte, detalham ações e iniciativas necessárias para alcançar a visão traçada pelo PNL;
  • Planos Gerais: identificam as iniciativas priorizadas que podem ser implementadas no ciclo orçamentário, orientando os investimentos públicos e privados.

O ciclo de planejamento ocorre a cada quatro anos, com o objetivo de subsidiar o próximo Plano Plurianual (PPA) e os programas operacionais do governo. O ciclo atual, referente ao período de 2024 a 2027, dará suporte à elaboração do PPA 2028-2031.

Participação social

Com o compromisso de ampliar a participação social e garantir a transparência em todas as etapas do processo, o portal oferece um espaço permanente de consulta ativa. Nele, cidadãos, entidades e representantes do setor podem enviar contribuições, dúvidas, sugestões, críticas e até solicitar reuniões bilaterais. Todas as manifestações serão analisadas e respondidas pela equipe técnica do PIT.

Encontros regionais

As rodadas de discussões começaram pela região Sul, em Curitiba, o próximo evento acontecerá na Região Centro-Oeste em Cuiabá, no dia 16/04 às 9h.

Acompanhe os encontros regionais.

Acesse o Planejamento Integrado de Transportes (PIT).

Fonte: Ministério dos Transportes.