Compartilhe este post

A 29ª edição da Intermodal South America teve início nesta terça-feira (22), reunindo em São Paulo os principais nomes e empresas dos setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. Com mais de 550 marcas expositoras confirmadas, a feira, considerada uma das maiores da América Latina, acontece pela primeira vez no Distrito Anhembi, na zona norte da capital paulista, e segue até o dia 25 de abril.

O diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e vice-presidente do conselho gestor do Instituto Brasil Logística (IBL), Jesualdo Conceição, esteve presente na abertura do evento. A Intermodal reúne representantes do transporte rodoviário, aéreo, metroferroviário, cabotagem e comércio exterior, além de tecnologias emergentes ligadas à cadeia logística.

Um dos grandes destaques desta edição é a intralogística — segmento que envolve movimentação, armazenagem e gestão interna de materiais. De acordo com Fernando D’Ascola, business manager da Intermodal South America, o setor tem ganhado cada vez mais protagonismo. “Nesta edição, praticamente todas as marcas de empilhadeiras do mercado estarão presentes, além de empresas de automação e robótica. Os visitantes vão perceber que a intralogística é um universo à parte”, afirma.

Suape

O Complexo Portuário de Suape participa da feira com um estande high tech de 120 metros quadrados. A estatal pernambucana aposta em tecnologia imersiva, como óculos 3D e painéis de LED de alta resolução, para apresentar sua infraestrutura e potencial logístico, destacando-se como o sexto porto público mais movimentado do Brasil.

“Vamos mostrar essa imensa estrutura que é Suape, com toda a imponência do complexo industrial portuário. Temos o melhor porto do Nordeste e um dos mais importantes do Brasil. E vamos reforçar isso com muita força aos investidores”, declarou Armando Monteiro Bisneto, que assume oficialmente a presidência do Porto de Suape no dia 25, mas já representa o complexo no evento.

Suape também aproveita a vitrine da Intermodal para apresentar novos projetos e atrair investimentos. Entre as novidades, está a divulgação de uma área de 10 hectares destinada à instalação da segunda planta brasileira de produção de e-metanol — combustível limpo com aplicações nos modais rodoviário, marítimo e aéreo. O valor mínimo do contrato é de R$ 14,6 milhões, com possibilidade de prorrogação por até 70 anos.

A primeira planta, já em construção, será instalada pela empresa dinamarquesa European Energy, com um investimento de R$ 2 bilhões. A previsão é que a fábrica movimente 100 mil toneladas de e-metanol por ano.

Intermodal South America 2025

A Intermodal South America 2025 ampliou sua programação de conteúdo com o 3º Interlog Summit, que reunirá dois congressos simultâneos: o XXVIII CNL – Conferência Nacional de Logística, promovido pela ABRALOG, e o Congresso Intermodal South America. O evento contará com quatro trilhas temáticas abordando gestão logística, multimodalidade, comércio exterior e sustentabilidade, oferecendo um conteúdo relevante para os profissionais do setor.

Entre as novidades, estão a Arena Intermodal, com conteúdo gratuito, e a Arena TI Innovations, que apresentará soluções tecnológicas das empresas expositoras. Empresas como Albatroz Mga, Buyco, Descartes e LKM Tecnologia já confirmaram presença. Também será realizado o Desembaraça SP, com palestras e workshops sobre os desafios do comércio exterior.

A Intermodal reforça seu papel como ponte estratégica entre o Brasil e o mercado internacional, com a participação crescente de empresas europeias devido ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul. A programação inclui ainda discussões sobre os impactos geopolíticos e tarifários, com destaque para os reflexos da presidência de Donald Trump nos EUA.

A sustentabilidade é um dos pilares do evento, com ações como reciclagem de resíduos, eficiência energética e a inclusão de pessoas com deficiência. O programa Better Stands, que incentiva o uso de estandes reutilizáveis, também contribui para a redução do impacto ambiental, consolidando a Intermodal como um evento comprometido com práticas sustentáveis e inclusivas.

Clique aqui para acessar o site da Intermodal South America 2025

Fontes: Mobilidade – Estadão; Folha de Pernambuco; e Press Kit Intermodal South America 2025.