Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Evento reuniu parlamentares, empresários, especialistas e representantes de entidades produtivas e de transporte no Senado Federal.

A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura promoveu na noite desta quarta-feira (15) o coquetel de encerramento do ano legislativo no Senado Federal. O evento reuniu deputados, senadores, especialistas em logística e representantes das entidades mantenedoras do Instituto Brasil Logística – braço técnico da Frenlogi.

O evento foi patrocinado pela Aprosoja Mato Grosso, uma das mantenedoras do Instituto Brasil Logística. O diretor-executivo da entidade, Wellington Andrade, representou o grupo no coquetel.

Também estiveram presentes representantes das outras mantenedoras do IBL. Participaram Roberto Oliva, presidente do conselho da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e novo presidente do IBL; Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop); Jesualdo Conceição, diretor-presidente da ABTP; Ricardo Molitzas, diretor executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp); Almirante Tarcísio Pereira, representante do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) e Caio Morel, diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec).

Além disso, participaram do evento Tiago Lima, diretor executivo e vice-presidente do IBL, e o Deputado Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais do IBL e da Frenlogi.

Infraestrutura em pauta
A atuação forte e engajada da Frenlogi foi decisiva para a aprovação de diversas pautas de interesse para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira. A primeira Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada em 2021 foi de autoria do presidente da Frente, Senador Wellington Fagundes, e propõe que 70% dos recursos obtidos com outorgas onerosas de obras e serviços de transportes sejam reinvestidos no próprio setor.

O ano de 2021 foi muito importante para o avanço de legislações prioritárias para o Brasil. Por exemplo, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei 4199/2020 (também conhecido como BR do Mar), que estimula o transporte marítimo por cabotagem (entre portos) no Brasil; além disso, também foi aprovado o substitutivo do Projeto de Lei do Senado 261/2018, que cria o Marco Legal das Ferrovias.

Ainda estão em tramitação projetos que criam novas formas de financiamento para grandes obras estruturantes. Entre esses textos, destaca-se o PL 2646/2020, que cria as Debêntures de Infraestrutura e amplia o rol de entidades que podem emitir e adquirir títulos para fomentar o setor.

Parlamentares
O coquetel marcou uma das últimas participações do Senador Antonio Anastasia, vice-presidente da Câmara Aeroportuária da Frenlogi. O parlamentar foi eleito pelo Congresso Nacional o mais novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (15).

Também estiveram no evento o Deputado Pedro Uczai, vice-presidente da Câmara Ferroviária; Deputado Júlio Lopes, vice-presidente da Câmara Portuária; além de diversos outros deputados e senadores integrantes da Frente no Congresso Nacional.

A Frenlogi reforça seu compromisso público de fazer um Brasil cada vez mais forte, competitivo, desenvolvido e justo. Em 2022, a Frente continuará a propor pautas, realizar eventos, destinar recursos e elaborar leis que ajudem a modernizar a matriz logística do país.


Fonte: Diretoria IBL e Frenlogi.