Você está visualizando atualmente Infraestrutura vai testar embarque aéreo por selfie e sem documentos

Infraestrutura vai testar embarque aéreo por selfie e sem documentos

Ministério da Infraestrutura fará teste para embarque aéreo por selfie, nos aviões de passageiros, sem qualquer documento

Promover o embarque por selfie nos aviões de passageiros é um dos próximos objetivos do Ministério da Infraestrutura. A saber, o passageiros faria todo o processo de embarque sem pegar em documento, apenas por reconhecimento facial.

De acordo com matéria da Agência Estado, publicada pelo portal Infomoney, o programa é idealizado pelo Ministério da Infraestrutura. Contudo, será implementado por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em parceria com o Serpro, empresa federal de processamento de dados. 

Os primeiros testes serão feitos no mês de setembro, no Aeroporto de Florianópolis. O projeto estava em desenvolvimento há anos. Mas, ganhou mais relevância, agora, com a crise do coronavírus.

Conforme o texto da Agência Estado, caso o projeto piloto mostre bons resultados, a expectativa é de que a tecnologia comece a ser usada em mais aeroportos até o início de 2022. Além do terminal em Florianópolis, conta a matéria, também já há conversas com os aeroportos de Brasília (DF), Salvador (BA) e Galeão (RJ) para a adoção da tecnologia.

Como é e como vai ser

Hoje, as verificações nos aeroportos são feitas em duas etapas. Uma, para entrar na área de segurança, em que o passageiro valida seu cartão de embarque e depois passa pelas máquinas de raio-x. A outra é no momento do embarque na aeronave, no qual o atendente da empresa aérea verifica o bilhete e um documento de identidade.

No futuro, quando o embarque aéreo por selfie já estiver em pleno funcionamento, essas duas entradas seriam feitas por máquinas de biometria facial. O sistema vai cruzar o reconhecimento biométrico da máquina com a selfie feita pelo cliente no momento do check-in – que poderá ser realizado em casa, por exemplo, por meio do celular.

Especialistas e o próprio governo reconhecem que, com a pandemia e as inseguranças trazidas com a doença, a aviação terá de oferecer novas experiências para reconquistar a confiança do passageiro. O setor é um dos mais afetados pela crise do novo coronavírus.

Leia a matéria completa no link abaixo:

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/aeroportos-vao-testar-sistema-de-embarque-de-passageiros-por-selfie/

Deixe um comentário