Você está visualizando atualmente Coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana da FRENLOGI participa de Seminário Internacional sobre o tema e destaca importância do envolvimento dos Poderes da República

Coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana da FRENLOGI participa de Seminário Internacional sobre o tema e destaca importância do envolvimento dos Poderes da República

Debater propostas e políticas públicas que visam ao fim dos acidentes e das emissões de gases de efeito estufa e à tarifa zero no Distrito Federal é o objetivo do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana que acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16 de agosto) na Câmara Legislativa do DF.

A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional (FRENLOGI) participa do evento por meio do coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana da Frente, o deputado federal Rubens Otoni (PT/GO).

Ele foi um dos debatedores no Painel sobre Acidentes Zero, realizado na tarde da quinta-feira.

Sobre o assunto, ele conversou com a equipe da FRENLOGI e destacou que a solução dos problemas dos acidentes precisa ser compartilhada entre os Poderes do Brasil. “Precisamos de um trabalho em diversos níveis da Federação e isso começa com um bom diagnóstico, levantar a realidade e então trabalharmos em como superar os desafios e acidentes no país”, afirmou.

“Outra frente é o trabalho educativo, de informação de conscientização da população e dos agentes envolvidos na questão do transporte. Também uma questão importante que deve ser feita de forma colegiada é a legislação. Seja para criá-la como para fiscalizá-la e fazê-la ser cumprida”, complementou o parlamentar.

A FRENLOGI ENQUANTO AGENTE ATIVO

Otoni entende que a FRENLOGI tem um desafio “muito grande” na área. Para ele, a Frente deve atuar na mobilização dos parlamentares para que eles estejam conscientes “das responsabilidades e dos desafios que têm pela frente”.

Ainda, ele frisa que é papel da FRENLOGI dialogar “com a sociedade, as instituições e entidades. Também estar presente nas localidades para conhecer de perto essa realidade até para ter argumento e elementos suficientes e necessários para apresentar propostas legislativas e fazer um bom debate para avançar nessas políticas públicas”. 

Em relação a sua atuação específica na pauta de mobilidade urbana, o deputado goiano argumentou que o debate é atual tanto no brasil quanto no mundo e que, na Câmara Federal, ele tem se “esforçado para ter uma dinâmica de trabalho permanente a cada mês, levantando temas inerentes à mobilidade urbana, discutindo e criando alternativas de pronunciamento, de podcasts, artigos e de sintonia com as diversas entidades, convidando esses agentes a interagir conosco para trazer as suas informações e as suas contribuições”.

Por fim, Rubens Otoni disse que tem buscado “participar de todas as iniciativas apresentadas a nós para levar o nome da FRENLOGI, aprender e buscar essas informações necessárias que possam nos habilitar e servir de referência para nosso trabalho na Câmara dos Deputados”.

O SEMINÁRIO

O evento conta com a participação de especialistas em transporte e urbanismo, políticos e representantes de movimentos sociais, bem como o público em geral. Realizado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTU) da CLDF em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) da Universidade de Brasília (UnB).

Além dos painéis e debates, será lançada uma cartilha de mobilidade urbana com estudos e propostas para aprimorar a eficiência e sustentabilidade do sistema de transporte da capital.

Também acontecerá a inauguração do Citilab, plataforma virtual destinada à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções ecológicas no ambiente urbano do Distrito Federal.