Você está visualizando atualmente Com reivindicações em prol da região Sul, FRENLOGI entrega “Carta de Florianópolis” ao ministro dos Transportes

Com reivindicações em prol da região Sul, FRENLOGI entrega “Carta de Florianópolis” ao ministro dos Transportes

O diretor de Relações Institucionais da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), Edinho Bez, entregou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, a Carta de Florianópolis, que apresenta demandas de melhorias na infraestrutura e logística da região sul do Brasil.

O documento é assinado pelo presidente da Frente, o senador Wellington Fagundes (PL/MT), os coordenadores das Câmaras Temáticas da FRENLOGI de Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), Aeroportuária, deputado federal Julio Lopes (PP/RJ), e de Portos e Aeroportos, deputado federal Carlos Chiodini (MDB/SC; além do coordenador da bancada paranaense, deputado federal Toninho Wandscheer (PP/PR) e o do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Valdir Cobalchini (MDB/SC).

A carta foi elaborada após a realização do “Encontro Regional Sul do Brasil: Caminhos e Oportunidades de Investimentos”, que aconteceu em fevereiro de 2024 e foi organizado pela FRENLOGI, por proposição do deputado federal Pedro Uczai, e pelo Instituto Brasil Logística (IBL).

No evento participaram representantes do setor da economia, da sociedade, de entidades e da política regional, parlamentares, a ministra interina de Portos e Aeroportos Mariana Pescatori e o presidente da INFRA S/A Jorge Bastos.

REIVINDICAÇÕES

Segundo os signatários do documento, a região sul “historicamente não recebe investimentos adequados em infraestrutura, sendo este potencial econômico gravemente prejudicado por rodovias precárias, atrasos e dificuldades em obras portuárias e aeroportuárias”.

Eles pontuam que tais atrasos dificultam “o progresso e a modernização de toda a logística local e a transição energética” e citam dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, os quais mostram que a região “foi responsável por mais de 17% de todas as exportações do Brasil” o que, conforme afirmam, “dá a dimensão da importância da Região para a Nação”.

As reivindicações de melhorias englobam os setores rodoviário, portuário, aéreo e ferroviário. Clique aqui e acesse a carta na íntegra, com todas as demandas expostas.