Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Rodadas de negócios serão promovidas em municípios estratégicos, identificando potenciais investidores e incentivando o investimento em infraestrutura de transportes nessas regiões

Com participação da Frenlogi, a Valec Engenharia SA realizou em parceria com a Prefeitura de Água Boa (MT), o evento “Cidade Ferrovia – promovendo negócios ferroviários no interior do Brasil”, na manhã desta quarta-feira (6).

De acordo com o diretor de negócios da Valec, Alex Trevisan, o evento passará por cidades estratégicas ao longo dos 383 km em que a ferrovia será instalada, com o intuito de fomentar o desenvolvimento ferroviário, apresentar aos empresários locais os modelos de negócios e as vantagens competitivas do modal ferroviário.

Realizado no Sindicato Rural de Água Boa, o evento reuniu especialistas do setor logístico, representantes da indústria, comércio, agricultura, empresas, autoridades locais e demais convidados do município e região.

Para o senador Wellington Fagundes, presidente da Frenlogi e um dos grandes entusiastas da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, o empreendimento leva ao estado do Mato Grosso não só benefícios logísticos: “com a implantação da FICO, Água Boa se transformará em um grande polo de desenvolvimento, proporcionando uma melhor qualidade de vida a toda população e grandes oportunidades aos empresários locais. Representa também oportunidade para todas as demais cidades do entorno, com instalação de unidades educacionais prontas para capacitar a população para receber este grande empreendimento”, ressaltou durante vídeo passado no evento.

O primeiro trecho da ferrovia terá cerca de 383 quilômetros de extensão e vai ligar o município mato-grossense de Água Boa até Mara Rosa (GO). A obra está orçada em mais de R$ 8 bilhões, e será executada em parceria da Valec – empresa pública responsável pelo planejamento econômico e administrativo de ferrovias – com a mineradora Vale, como forma de compensação após a multinacional ser beneficiada pela prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é vista como fundamental nos planos do Governo Federal para expandir a capacidade logística do Brasil. A ideia é oferecer aos produtores agropecuários e minerais das regiões Norte e Centro-Oeste uma nova opção para escoar a produção aos portos brasileiros. Depois de pronta, a expectativa é que transportar pela Fico seja mais barato, menos poluente e com grande capacidade de transporte.

Sergio Hajjar,  acionista e conselheiro fiscal da Porto Seco Centro Oeste SA, empresa operadora logística na ferrovia norte-sul, presente no evento, destacou a relevância de se levar informações qualificadas aos empresários locais, apresentar o status das obras e esclarecer dúvidas importantes aos diversos setores com potencial de investimento: “Água Boa e cidades da região têm grandes empresas com potencial de investimentos para instalação de terminais próprios ou em conjunto e o evento esclareceu dúvidas apresentando as formas de licitação, as condições ideais para instalação dos pátios. Vale ressaltar a competência técnica da Valec para a execução destas obras. É referência mundial na instalação de ferrovias. A logística brasileira ganha e os estados que recebem estes empreendimentos, ainda mais.”

O Superintendente de Gestão Ambiental e Territorial da Valec, Marcelo Anastácio, falou sobre a Gestão Ambiental e Territorial, explicando o contexto ambiental e fundiário, as questões de licenciamento, desapropriação, as etapas de implantação da FICO e apresentou imagens comprovando que as obras estão a pleno vapor.

Sobre as perspectivas de entrega, informaram que existe um contrato de 5 anos entre a VALE, ANTT E VALEC; que as obras no trecho goiano foram iniciadas em 2022; a previsão das obras no MT já é em 2023. Lembrando, que durante todo o ciclo da obra, acontece a permanência das empresas contratadas, movimentando a economia da região.

Fonte: Com informações do site Água Boa News – www.aguaboanews.com.br
Foto: Assessoria/Água Boa News