Compartilhe este post

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (dia 23), uma série de propostas e requerimentos para a agenda de mobilidade e infraestrutura logística do país.

Entre os destaques, está o convite ao ministro dos Transportes, Renan Filho, para prestar esclarecimentos sobre as prioridades da pasta para o ano de 2025. O requerimento foi apresentado pelo presidente da CVT, dep. Mauricio Neves (PP-SP). A audiência ainda não tem data marcada.

A comissão também aprovou a realização de uma audiência pública conjunta com a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços para debater a importância, o contexto atual e os desafios para o desenvolvimento da indústria nacional de drones – setor estratégico para a inovação tecnológica e logística no Brasil.

Outro tema aprovado foi a realização de uma mesa redonda no Rio Grande do Sul, proposta pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS), para discutir questões ligadas aos pedágios nas BR-116 e BR-392, como os valores tarifários, nova licitação e o encerramento do contrato com a Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul). Além disso, será realizada uma mesa redonda em Vitória da Conquista (BA) para tratar da malha aérea e dos voos regionais, buscando soluções para a conectividade no interior do país.

A CVT também aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 308/24, que ratifica uma série de resoluções da Organização Marítima Internacional (IMO), adotadas entre 2007 e 2009. As normas referem-se à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), fundamental para a segurança da navegação.

Outro projeto aprovado foi o PL 2292/24, relatado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que trata do apoio financeiro aos Conselhos Estaduais de Trânsito (CETRANs) e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal (CONTRANDIFE). A proposta determina que esses órgãos elaborem propostas orçamentárias a serem incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo recursos compatíveis com suas atividades.

Medidas em defesa dos animais

Foram aprovados dois pareceres de projetos voltados à proteção animal: do PL 25/24, que propõe a cassação da habilitação de condutores que abandonarem animais nas vias públicas; e do PL 1465/21, que obriga as concessionárias de rodovias a instalarem placas de advertência sobre o crime de abandono de animais.