Compartilhe este post

Com foco na transição energética e no desenvolvimento sustentável da navegação, o diretor-geral substituto da ANTAQ, Caio Farias, e a diretora Flávia Takafashi se reuniram, na última quarta-feira (17), com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e sua equipe técnica, na sede da estatal. O encontro teve como objetivo discutir os resultados do Inventário Setorial de Emissões de Carbono, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), além de fortalecer a cooperação institucional para a descarbonização do setor.

O inventário, que abrange o período de 2021 a 2023, mostra que o transporte aquaviário de cargas pelas vias interiores brasileiras registrou um crescimento de 14,4%, enquanto a navegação de cabotagem teve um aumento de 4,1% no mesmo período. Apesar da expansão da atividade, os dados indicam uma redução de 7,68% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) – resultado atribuído principalmente às ações da Petrobras voltadas à melhoria da qualidade dos combustíveis utilizados na navegação.

“A redução nas emissões, mesmo diante do crescimento do transporte aquaviário, demonstra que é possível avançar em eficiência logística com responsabilidade ambiental. As ações da Petrobras mostram o impacto positivo que a transição energética pode ter já no curto prazo”, avaliou o diretor-geral substituto da ANTAQ, Caio Farias.

Comitê da Margem Equatorial

Outro tema relevante abordado durante a reunião foi a apresentação da proposta de criação de um Comitê Gestor Interinstitucional voltado às demandas da Margem Equatorial — área que compreende os blocos exploratórios de petróleo e gás localizados entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte.

O comitê terá como função coordenar as atividades relacionadas ao acompanhamento das solicitações de outorga para prestação de serviços nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem, longo curso, afretamento de embarcações, bem como a exploração da infraestrutura aquaviária ligada à nova fronteira energética.

Fonte: Antaq.