Compartilhe este post

O deputado baiano Leo Prates (PDT-BA) foi designado relator do projeto de lei que trata da exploração da atividade e operação portuária no Brasil. A definição foi feita pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados na quarta-feira (9) – a primeira comissão a analisar o tema. O texto, de número PL 733/2025, pretende revisar e atualizar a Lei de Portos (12.815/13), considerando contribuições dos setores empresarial e laboral. O autor da proposta é o dep. Leur Lomanto Júnior (UNIÃO-BA)

Inicialmente, quatro parlamentares haviam solicitado a relatoria: Luiz Galdão (PSD/CE), Alexandre Lindenmeyer (PT/RS), Ivan Júnior (União/MA) e Vinícius Carvalho (Republicanos/SP). No entanto, Leo Prates, que também preside a CTRAB, reivindicou e assumiu a responsabilidade pela relatoria.

Apesar da expectativa do Governo e do setor produtivo de que a proposta tramitasse em um colegiado especial, o relator informou que conversará com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que a matéria siga o caminho das comissões permanentes.

A partir de sexta-feira (11), estará aberto o prazo de até cinco sessões do colegiado para a apresentação de emendas ao texto. De acordo com o regimento interno da Casa, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Constituição e Justiça e de Cidadania, Finanças e Tributação, e Viação e Transportes. Somente após a avaliação dos pareceres apresentados, a proposta poderá seguir para votação em plenário.

Desde o final de 2024, um fórum formado por representantes dos setores empresarial e laboral, com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos, tem promovido encontros semanais para revisar a legislação vigente e propor melhorias. O objetivo é construir um documento técnico que reúna sugestões das federações e seja defendido nas audiências públicas e perante o relator.

Perfil do relator

Leo Prates exerce seu primeiro mandato como deputado federal. Em 2023 e 2024, foi vice-líder do PDT e do bloco partidário formado por União, PP, Federação PSDB-Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota. Também presidiu a comissão especial da Câmara sobre prevenção a desastres naturais.

Antes de chegar à Câmara, foi vereador em Salvador por dois mandatos (2013-2019), presidindo a Câmara Municipal entre 2017 e 2019. Depois, foi deputado estadual pela Bahia (2019-2023), tendo se licenciado para assumir as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Saúde de Salvador, durante a gestão de ACM Neto. Prates é formado em engenharia elétrica e pós-graduado em administração pela Universidade Federal da Bahia.

Fonte: Câmara dos Deputados e BE News.