Você está visualizando atualmente Em reunião, ministro dos Transportes reforça atuação para duplicação da BR-163 no Mato Grosso

Em reunião, ministro dos Transportes reforça atuação para duplicação da BR-163 no Mato Grosso

Aconteceu ontem, quinta (11), reunião no ministério dos Transportes com o ministro substituto George Santoro, a senadora Rosana Martinelli e o diretor de relações institucionais da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI) do Congresso Nacional, Edinho Bez, para tratar da duplicação da BR-163 entre Sinop e Guarantã (MT).

Na oportunidade eles agradeceram e parabenizaram o ministro pela publicação da portaria 673, que encaminha à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o pedido de duplicação de 245 quilômetros da rodovia e de prorrogação de 10 para 25 anos o prazo da concessão da BR-163/MT/PA, administrado pela concessionária ViaBrasil BR-163.

Segundo o ministro, o contrato para a duplicação do trecho deverá ser assinado no início de 2025 para que as obras comecem já na sequência.

A senadora agradeceu ao ministério “pela celeridade e pelo empenho, pois precisamos de uma solução para solucionar esse gargalo da logística na nossa região”.

A estimativa de investimentos para a duplicação é de cerca de R$2 bilhões. Além disso, com os pleitos atendidos, espera-se o aumento da segurança para os usuários e a ampliação do atendimento à sociedade.

A FRENLOGI é presidida pelo senador licenciado Wellington Fagundes, que foi um dos principais atores para solicitar o andamento do processo. “Vamos colocar toda nossa energia para transformar mais esse nosso projeto em realidade, para melhorar a trafegabilidade e a logística no escoamento dos nossos grãos. Estamos construindo um futuro melhor para Mato Grosso e para o Brasil”, afirmou o parlamentar em suas redes sociais.

Participaram ainda da reunião o assessor técnico da FRENLOGI, Mauro Barbosa; Bruna Nascimento, coordenadora da FRENLOGI e Fernanda de Godoy Penteado, diretora do Departamento de Outorgas Rodoviárias.