Você está visualizando atualmente Deputado Rubens Otoni destaca desafios e expectativas para o projeto Ferrogrão durante debate no Centro-Oeste Export

Deputado Rubens Otoni destaca desafios e expectativas para o projeto Ferrogrão durante debate no Centro-Oeste Export

Durante sua participação no evento Centro-Oeste Export, o deputado Rubens Otoni, vice-presidente da câmara temática de mobilidade urbana da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), abordou os desafios e as expectativas em torno do projeto Ferrogrão, uma das principais iniciativas para melhorar a infraestrutura de escoamento de grãos no Brasil. Em seu discurso, Otoni destacou a importância da integração de diferentes modais de transporte e a necessidade de agilidade nas articulações políticas para viabilizar o projeto.

“Há alguma expectativa positiva pro Ferrogrão sair do papel e conseguir avançar? O nosso objetivo é que sim. Nós precisamos fazer com que o escoamento da nossa safra, da nossa produção, aconteça com tempo. E o desafio é muito grande, e pra isso é preciso haver integração,” afirmou o deputado.

Otoni enfatizou que a solução para os problemas de logística no Brasil não pode depender de um único modal de transporte. “Acho que nós precisamos ter clareza que nós não vamos resolver apenas com um modal, nós temos que trabalhar com vários modais e poder fazer com que em cada frente nós podemos avançar o máximo possível,” disse ele, ressaltando a importância de uma abordagem multifacetada.

O deputado também abordou os esforços da Frenlogi e do Congresso Nacional em criar as condições necessárias para a agilidade do projeto Ferrogrão. “Ferrogrão já é um projeto e nós temos que fazer com que haja agilidade e isso nós estamos fazendo na Frenlogi, no Congresso Nacional, trabalhando nas articulações políticas, porque esse é o nosso papel, conversando, dialogando com os outros poderes no sentido de criar as condições necessárias para a agilidade,” explicou.

Além da Ferrogrão, Otoni sublinhou a importância de abrir novas alternativas e projetos, olhando para o futuro. “Mas mais do que isso, a nossa preocupação é poder abrir novas alternativas e abrir novos projetos porque a situação é muito dinâmica, o desenvolvimento avança e nós precisamos dar novas respostas,” destacou o deputado, indicando a necessidade de pensar no médio e longo prazo.

O evento também proporcionou um espaço para debater e ouvir as demandas da sociedade e dos setores envolvidos. “O objetivo de um debate como esse é justamente ter a maturidade necessária não só de discutir do ponto de vista dos poderes, criando um debate entre cada um para que tenhamos a devida agilidade aos projetos que estão em andamento, mas principalmente ouvir a sociedade, os setores envolvidos para que esses, na sua realidade, a partir do enfrentamento do dia a dia, possam ter a oportunidade não só de fazer diagnósticos ou dar opinião, mas poder influenciar nos rumos dos projetos a serem desenvolvidos,” disse Otoni.

Em sua fala, Otoni também destacou a importância das parcerias público-privadas para dar agilidade aos projetos de infraestrutura. “E aí não apenas buscar os investimentos públicos, que são legítimos e necessários, mas buscar alternativas até mesmo para dar agilidade de projetos através das parcerias público-privada que possam ter o devido apoio e a conexão judiciária para que haja agilidade e possam ser desenvolvidos também contribuindo com as políticas públicas que já estão previstas,” concluiu o deputado.

Sobre o Centro-Oeste Export

O Centro-Oeste Export é um evento que reúne diversos atores da cadeia logística e do comércio exterior da região Centro-Oeste. O objetivo do evento é promover o debate sobre os desafios e oportunidades do setor, além de apresentar soluções inovadoras para impulsionar as exportações da região.

O Fórum aconteceu entres os dias 16 e 17 de maio, em Goiânia, capital do estado de Goiás. A região é uma grande referência agropecuária, reunindo 3 dos 7 estados com maior valor bruto de produção do Brasil.