Você está visualizando atualmente Ministério dos Transportes abre consulta pública para definir prioridades da pasta

Ministério dos Transportes abre consulta pública para definir prioridades da pasta

Presidente da Frenlogi destaca a importância da contribuição popular para a priorização de ações que melhorem infraestrutura do país

O Ministério dos Transportes lançou nesta terça-feira (10), Consulta Popular para receber sugestões de ações prioritárias para desenvolver os modais ferroviário e rodoviário brasileiros e que estarão dentro do plano para os primeiros 100 dias de Governo Federal. Um dos compromissos assumidos pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, a retomada de obras paradas por falta de recursos fará parte do plano, que deve ser apresentado na próxima quinzena.

As sugestões serão colhidas até a próxima segunda-feira (16) a partir do formulário elaborado com base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).

Para o presidente da Frenlogi, Senador Wellington Fagundes, ressalta a importância da contribuição da população para as prioridades, especialmente nos estados que precisam de melhorias logísticas para continuarem a crescer: “Mato Grosso é um estado em construção e tem contribuído para o desenvolvimento do Brasil garantindo recordes na produção no campo e superavit na balança comercial. A eficiência no campo deve ser acompanhada por investimentos na logística de transporte de forma a impulsionar ainda mais o desenvolvimento registrado nessa região do Brasil. Por isso, ouvir a população sobre as suas necessidades é fundamental para definir quais os principais projetos a serem priorizados.”

Os participantes poderão propor ações para ampliar a competitividade da infraestrutura e da logística de transportes de cargas e pessoas; promover a segurança do trânsito; melhorar a qualidade da infraestrutura e serviços de transportes; e outros pontos relacionados à redução da burocracia, sustentabilidade, governança e acesso à informação.

O participante da pesquisa também poderá dar notas para a performance dos transportes rodoviário e ferroviário. A avaliação vai de zero a cinco, variando entre péssimo e ótimo. Os eixos temáticos a serem avaliados incluem a integridade dos órgãos do setor, eficiência logística, contribuição para o desenvolvimento do país, satisfação com os serviços, competitividade, segurança jurídica, transporte de passageiros, integração com outros modais de transporte, dentre outros.

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Ministério de Infraestrutura