Você está visualizando atualmente Presidente da Frenlogi integra lista dos mais influentes no Congresso

Presidente da Frenlogi integra lista dos mais influentes no Congresso

Senador Wellington Fagundes foi reconhecido por sua atuação em busca de mais recursos para a infraestrutura e para disponibilizar vacinas contra a covid-19.

O senador Wellington Fagundes, presidente da Frenlogi, foi avaliado como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2021. Fagundes integra a “Elite Parlamentar de 2021” – um levantamento produzido pela consultoria Arko Advice que divulga os deputados e senadores com a atuação mais destacada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Fagundes integra a lista na categoria “líderes informais”, formada por parlamentares que possuem qualificação específica para debater assuntos jurídicos, infraestrutura, economia, entre outros. Além de ser presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), o senador também lidera o Bloco Parlamentar Vanguarda, formado por senadores do DEM, PL e PSC.

Em 2020, Wellington Fagundes já havia sido listado pelo terceiro ano na lista dos ‘Cabeças do Congresso Nacional’. A relação dos 100 mais influentes parlamentares federais é elaborada há quase três décadas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentares (DIAP), entidade que congrega 900 entidades sindicais de trabalhadores, centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todo o país.

“Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, dias e noites de muitas reuniões e diálogos com nossos interlocutores, em busca de soluções, sobretudo, para a população do meu querido estado de Mato Grosso, com quem divido esse prêmio”, agradeceu Fagundes.

Entre as principais atuações elencadas pela consultoria Arko Advice, o senador Wellington Fagundes foi o autor da Lei 14.187/2021 – que autoriza fábricas de vacinas veterinárias a produzir imunizantes contra a covid-19 – e da Proposta de Emenda Constitucional nº 1/2021, que determina que pelo menos 70% dos recursos obtidos com outorgas onerosas de obras e serviços de transportes sejam reinvestidos no próprio setor de infraestrutura.

A Elite Política é formada por parlamentares que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos, a elaboração da agenda legislativa e/ou que representam interesses organizados da sociedade brasileira. O senador Wellington Fagundes está inserido na categoria de “líderes informais” – que agrega parlamentares que possuem qualificações pessoais ou decorrentes da representação de interesses de outros líderes políticos, bancadas de interesse e de outras expressões de poder da sociedade.

“O reconhecimento de um líder informal ou não constituído se dá por meio da aceitação, por um grupo de parlamentares, de sua capacidade em influir, ainda que localizada e especificamente, na agenda legislativa e no processo deliberativo” – explicou Murilo Aragão, cientista político, organizador da pesquisa.

Além da presidência da Frenlogi, que é composta por 196 deputados federais e 28 senadores, o senador Wellington Fagundes é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Brasileiros (a segunda maior do Congresso Nacional) e deverá relatar o orçamento do Ministério da Educação nos trabalhos da Comissão Mista de Orçamento (CMO).


Fonte: O Documento.

Texto: Rafael Oliveira, analista de comunicação da Frenlogi e do Instituto Brasil Logística.