Você está visualizando atualmente Senador Dário Berger, da Frenlogi, pede mais investimentos do Governo na infraestrutura do país

Senador Dário Berger, da Frenlogi, pede mais investimentos do Governo na infraestrutura do país

O parlamentar defende que investimentos em infraestrutura vão ajudar o país a sair da crise econômica aprofundada pela pandemia de covid-19.

O senador Dário Berger, que é presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e integrante da Frenlogi, pediu mais atenção e recursos públicos do Governo para o setor. A declaração foi dada durante sessão no Senado.

Em 2020, o Brasil investiu cerca de R$ 124 bilhões em infraestrutura, o que corresponde a 1,8% do PIB. Berger ponderou que esse volume é insuficiente para o país melhorar os indicadores de produtividade, e argumentou que os investimentos favorecem o crescimento do país e podem ajudar o Brasil a sair da crise econômica.

“Um país não cresce, não se desenvolve se não investir em infraestrutura. Se quisermos alcançar a média global de estoque em infraestrutura precisaremos investir quase 5% do PIB no setor durante 20 anos consecutivos. Diante dessa situação é preciso que o Estado brasileiro tenha protagonismo no financiamento de projetos privados e também assuma sua responsabilidade de investimento público direto”, defendeu Dário Berger.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, apoia as recentes ações federais que concederam infraestruturas de transporte à iniciativa privada. O parlamentar também aponta que o novo Marco Regulatório das Ferrovias será uma poderosa aliada para incentivar o desenvolvimento do setor de transportes. O plenário da Casa deve votar o PLS 261/2018 nas próximas semanas.

“Mesmo com as graves dificuldades orçamentárias, em pouco mais de dois anos e meio de trabalho, o governo do presidente Bolsonaro já pode anunciar que foi o governo que mais concedeu em termos de ferrovia, rodovia, instalações portuárias, em termos de concessões aeroportuárias. Mais de R$ 400 bilhões foram viabilizados em concessões, ou seja, o esforço e o caminho da concessão são o caminho correto”, avaliou o senador.

Apesar da grave crise fiscal e econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos 10 anos, o Governo Federal precisar encontrar meios de investir em infraestrutura pesada no país. A Frenlogi acredita que investir na modernização de estradas, ferrovias, portos, aeroportos e na geração de energia será o diferencial para preparar o Brasil para uma nova onda de crescimento.

Nesse sentido, as concessões de infraestrutura para a iniciativa privada suprem parcialmente uma demanda que o Estado não tem capacidade de resolver atualmente. Porém, é preciso encarar o desenvolvimento da nossa infraestrutura como investimento, e não como gasto. A Frente é parceira do Governo Federal, dos produtores brasileiros, da indústria e do setor de transporte, e atua no Congresso Nacional para viabilizar mais recursos a essa área tão importante para o Brasil.


Fonte: Senado Federal.