Valec e EPL podem se juntar em 18 meses

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ambas vinculadas ao Ministério da Infraestrutura, as estatais Valec e EPL (Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A e Empresa de Planejamento e Logística S.A, respectivamente) podem se juntar em 18 meses. Dessa forma está propondo o Movimento Brasil Competitivo (MBC).  Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) pode integrar a nova empresa no futuro. 

A nova empresa, provisoriamente denominada de Infraestrutura de Transporte S/A (Infra S/A), teria, segundo a proposta, menor dependência de recursos públicos. A informação é da Agência Infra.

O Movimento Brasil Competitivo (MBC), formulador da proposta, está, segundo a Agência Infra, em processo para firmar um acordo de cooperação com o ministério para, em apoio à ação governamental, estruturar a junção das duas estatais. O MBC trabalharia junto ao ministério em parceria com a Accenture do Brasil, segundo a matéria da Agência Infra.

De acordo com o que se define o MBC, o movimento busca “a mudança do Estado brasileiro transmitindo conhecimento e conceitos inovadores, realizando coalizões público-privadas, formando parcerias e redes”.

Por sua vez a Accenture se coloca como “uma empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing”. O termo outsourcing significa concessão para terceiros especializados de determinadas atividades da empresa, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade”.

Direcionamento

Ainda conforme o texto da Agência Infra, a proposta direciona a empresa para a área de estruturação de projeto. Informa, ainda, que o Brasil está no “momento da transição entre o modelo focado em construtoras e financiamento público subsidiado, para o modelo correspondente àquele que ocorre em países desenvolvidos {abertos a mais players privados}.

Enfim, aponta que será necessário reduzir a percepção de risco de outros tipos de investidores com estudos de qualidade. Afinal, esse seria o foco da nova companhia surgida da junção da Valec e da EPL.

Matéria completa pode ser acessada no link abaixo:

https://www.agenciainfra.com/blog/proposta-preve-juncao-de-valec-e-epl-em-18-meses-com-possibilidade-de-incluir-infraero-no-futuro/