Socorrer mobilidade urbana

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Na tentativa de apoio para reestruturação de empresas no setor de mobilidade urbana, estados buscam acordo com governo federal. Entre os segmentos beneficiados, estariam ônibus urbanos e concessionárias metoferroviárias e aquaviárias.

De acordo com matéria veiculada pela Associação Brasileira da In­fraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), secretários Alexandre Baldy (São Paulo), Delmo Pinho (Rio de Janeiro), Marco Aurélio Barcelos (Minas Gerais) e Marcelo Bruto (Pernambuco) conversam com o Ministério da Economia.

CNT

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) já manifestou sua preocupação com o quadro de crise que atinge o setor de transporte público de passageiros por conta da crise provocada pela pandemia.

Em webinar promovida pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e pelo Instituto Brasil Logística (IBL), o presidente da CNT, Robson Andrade, expôs, com clareza, os problemas vividos pelo setor.

“Os ônibus foram concebidos para andarem com a totalidade de sua capacidade, de modo a reduzir o custo da passagem e as empresas sobreviverem sem subsídio. Não imagino que, nos próximos meses, sem uma vacina para a covid-19, seja possível realizar o transporte de passageiros nos moldes anteriores.” Andrade ressalta que, para terem sustentabilidade financeira, essas empresas precisam de subsídio governamental.

Reformular o setor

Na conversa com os secretários estaduais, o governo federal aponta que a mobilidade é uma atribuição dos estados e municípios. Assim, teria que ser solucionada com a ajuda federal que está sendo enviada em decorrência da pandemia.

No entanto, diz a matéria da Abidib, o encontro abriu a possibilidade de algum outro tipo de apoio. No caso, que poderá ser estudado pela pasta em troca de uma completa reformulação do setor, especialmente dos ônibus urbanos.

A mudança terá que trazer mais transparência e governança e maior qualidade na operação do sistema de transportes. Segundo um participante do encontro, “precisa ser transformador”. Afinal, pelo lado dos secretários, o direcionamento foi considerado adequado.

Matéria completa no link abaixo:

https://www.abdib.org.br/2020/06/22/estados-articulam-ajuda-federal-para-tentar-salvar-de-colapso-sistema-de-mobilidade-urbana/