Conclusão do VLT é solicitada pelo senador Fagundes

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conclusão do VLT. O senador matogrossense tem realizado várias gestões junto ao Governo Federal para que obras de mobilidade urbana sejam retomadas.

Uma audiência junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional foi solicitada pelo senador Wellington Fagundes para o próximo dia 10 de fevereiro. Portanto, a reunião pode resultar em decisão sobre a retomada das obras do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos.

O senador, que é presidente da FRENLOGI/Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura no Congresso Nacional, estará acompanhado do governador Mauro Mendes. Mas também dos prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e de Várzea Grande, Lucimar Campos. Além disso, de senadores, deputados federais e estaduais, nesta audiência com o ministro Gustavo Canuto.

O senador Wellington Fagundes defende a conclusão da obra. Em contrapartida, em reunião anterior, o ministro Canuto manifestou interesse do Governo Federal em encontrar solução para as obras do modal de transporte. Ressalte-se que essas obras estão paralisadas há seis anos. O assunto sobre o VLT também foi levado ao secretário Nacional de Mobilidade Urbana, José Carlos Medaglia, cuja pasta lidera grupo de trabalho encarregado de elaborar estudo para subsidiar decisão sobre a retomada das obras do empreendimento.

Ativos e disponíveis

Segundo o ministro Gustavo Canuto, “os contratos de financiamento do VLT se encontram ativos e disponíveis. São recursos contratados junto a Caixa Econômica Federal e BNDES e cuja utilização vai depender da avaliação final sobre a obra. Criado pela Portaria nº 1674, o Grupo de Trabalho prepara relatórios de serviços, equipamentos e obras entregues, alternativas tecnológicas, gestão financeira, gestão de riscos e perspectiva jurídica”.

Em Cuiabá, em entrevista à Rádio Vila Real, nesta terça-feira, 28, Wellington reafirmou a defesa pela conclusão da obra e chamou o VLT de “uma ferida aberta” nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Em sua avaliação, a obra paralisada representa um prejuízo para todos, principalmente para a população matogrossense.

A obra do Veículo Leve sobre Trilhos foi projetada para ter extensão de 22 quilômetros com dois itinerários em seu percurso – o primeiro trecho ligando o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, à Avenida Rubens de Mendonça, mais conhecida como Avenida do CPA, em Cuiabá; já o segundo trecho ligando a Avenida Tenente Coronel Duarte até a região do Coxipó, também na capital.