Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A indisciplina do homem no tratamento da saúde é um dos fatores que mais preocupam médicos e especialistas, quando se trata do combate ao câncer de próstata. Em virtude do perigo que representa, é que o mês de novembro ficou convencionado como reservado a campanha de esclarecimentos sobre a doença e dos cuidados que lhe devem ser dedicados.

No intuito de contribuir para a campanha, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) reproduz, na íntegra, matéria veiculada pelo portal CGN, que bem revela as preocupações médicas com a doença.

Na íntegra, a matéria:

Fortes, poderosos, invencíveis e inatingíveis… Muitos homens se sentem dessa forma e, por isso, acreditam que nunca serão acometidos por uma doença grave como o câncer de próstata. As estatísticas, no entanto, indicam o contrário: apesar de se sentirem quase-heróis, dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estimam o diagnóstico de mais de 65 mil novos casos do câncer mais comum entre os homens – excluindo-se o câncer de pele não melanoma.

Diante das expectativas preocupantes, o CEONC Hospital do Câncer lança a campanha Novembro Azul é todo dia, reforçando a ideia da campanha mundialmente conhecida, mas destacando que a prevenção deve ocorrer a todo instante.

“Pesquisas comprovam que, em comparação com as mulheres, os homens procuram menos os médicos e, por isso, as doenças são diagnosticadas de forma mais tardia, o que pode comprometer o tratamento. Por isso, vamos trabalhar de forma intensa para conscientizar a população sobre a importância de realizar exames preventivos e de estar em dia com os check-ups anuais”, introduz o médico oncologista do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que acomete a próstata, uma glândula que só o homem possui e fica localizada na parte baixa do abdômen. Pequena, com forma similar a de uma maçã, fica abaixo da bexiga e a frente da parte final do intestino grosso.

Responsável pela produção de parte do sêmen, a próstata não indica sinais claros do câncer quando a doença ainda está nas fases iniciais. Por isso, muitos homens não apresentam sintomas e, quando apresentam, são semelhantes a uma infecção urinária, por exemplo.

“Na fase mais avançada, o câncer de próstata pode provocar dor intensa nos ossos e, em casos mais graves, pode até gerar insuficiência renal ou infecção generalizada. Por conta disso, é tão importante realizar o diagnóstico precoce da doença, evitando complicações que podem comprometer não só a vida sexual do paciente, como também a saúde no geral”, complementa o médico.

Para o diagnóstico, portanto, as autoridades de saúde recomendam a realização anual de exames preventivos para homens a partir dos 50 anos, idade considerada de risco para o surgimento da doença. Nesse sentido, os pacientes podem ser submetidos ao exame de toque e à análise do PSA. No primeiro caso, considerando que a glândula fica em frente ao reto, o médico palpa a próstata e consegue perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos. No segundo caso, é retirada uma quantidade de sangue que, ao ser analisada em laboratório, indica a quantidade do antígeno prostático específico. A indicação de qual tipo de exame depende de avaliação médica. Caso haja confirmação do câncer de próstata, o tratamento pode envolver radioterapia, cirurgia, quimioterapia ou terapia hormonal, a depender do caso de cada paciente.

“No cenário ideal, conseguiríamos tratar quase todos os casos de forma menos invasiva em menos tempo e com mais efetividade. Mas isso depende da conscientização dos homens, que devem deixar de lado os tabus e constrangimentos para fazer os exames indicados e, caso estejam doentes, tenham a chance do diagnóstico precoce, que pode aumentar em até 90% as chances de cura”, reforça doutor Reno.

Para isso, o CEONC disponibiliza um site com informações importantes sobre a doença e o diagnóstico. Basta acessar https://novembroazul.ceonc.com.br/. Além disso, durante todas as semanas de novembro, o Hospital vai publicar conteúdos informativos nas redes sociais, visando alcançar não só os homens, público-alvo direto da campanha, mas também as mulheres, que, normalmente, ajudam na tarefa de convencer os homens a irem ao médico”.