Relatório sobre portos

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com o objetivo de debater medidas para portos, todas de caráter temporário, por conta da pandemia, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e o Instituto Brasil Logística (IBL) reuniram, nesta terça-feira, 07, entidades portuárias, parlamentares e especialistas. 

No centro das discussões, a Medida Provisória 945, que trata do assunto. Importante presença foi a do relator da matéria, deputado Felipe Francischini (PSL-PR). O senador Wellington Fagundes (PR-MT), presidente da Frenlogi, também participou do evento.

Registrem-se, ainda, as participações do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), que preside a Câmara Temática Portuária da Frenlogi, do vice-presidente do IBL, Tiago Lima, e do diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, ex-deputado Edinho Bez.

Das entidades portuárias, marcaram presença nas discussões a Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), o Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), a Associação Brasileiras dos Terminais de Contêineres (Abratec) e a Associação Brasileira de Terminais Portuários Privados (ATP).

Troca de ideias

O evento virtual permitiu que as entidades envolvidas com o setor portuário pudessem ouvir o relator. Mas também expor o que pensam sobre a matéria, objetivando formular uma orientação conjunta para atender o setor. 

A Frenlogi e o IBL estão dispostos a promover novos encontros reunindo as entidades e o relator, assim seja necessário. Segundo o senador Wellington Fagundes, o importante é que as medidas realmente atendam às necessidades dos portos em meio à Covid-19. 

Além do mais, as entidades se comprometeram a encaminhar documentos técnicos ao relator. Dessa forma, no sentido de auxiliar na elaboração do relatório final a ser submetido aos parlamentares quando da votação da matéria.