Malha Paulista: ANTT decide sobre antecipar renovação de concessão

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista pode ser resolvida nesta terça-feira, 14. Assim, porque estará na pauta da reunião pública ordinária da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), prevista para hoje. A matéria já tem o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), emitido em 27 de novembro de 2019.

Antes do aval do TCU, a prorrogação foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) na 2ª Reunião do Conselho do PPI, por meio da Resolução nº 10, de 07/03/2017, convertida no Decreto nº 9.059, de 25/05/2017.

No último dia 3 deste mês, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assinou documento autorizando a ANTT a renovar antecipadamente, por 30 anos, o contrato de concessão da Malha Paulista. O contrato pertence à Rumo Logística e está previsto para ser encerrado em dezembro de 2028.

Dezembro de 2058

A renovação antecipada do contrato vai permitir uma prorrogação até dezembro de 2058. Dessa maneira, permitindo antecipar investimentos, que seriam feitos apenas a partir de 2030, para imediatamente.

A Rumo Malha Paulista, com 1.989 km de extensão, é o mais importante corredor ferroviário de exportação do agronegócio. Dessa forma, nela circulam as cargas provenientes do Centro-Oeste, com destino ao Porto de Santos.

A Ferroban (Ferrovias Bandeirantes S.A.) obteve a concessão da Malha Paulista, pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A., no leilão realizado em 10 de novembro de 1998.

A partir de 2015, após um processo de fusão com a Rumo Logística, a Malha passou a ser controlada pela Rumo –  que também detém as concessões da Rumo Malha Oeste, Rumo Malha Norte e Rumo Malha Sul.

A Rumo Malha Paulista está se dispondo a gastar R$ 4,7 bilhões, nos próximos anos, o que propiciará ganhos significativos em termos de capacidade de transporte da ferrovia. Dessa maneira, o corredor passará dos atuais 35 milhões de toneladas para cerca de 75 milhões de toneladas ao ano.

A ideia é aumentar não apenas a capacidade de transporte da via, mas também a segurança nas operações. Também está prevista a aquisição de 196 locomotivas e 2.575 vagões.

Expansão

Atualmente, a malha paulista é uma rede ferroviária que vai de Santa Fé do Sul (SP), quase na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, até o Porto de Santos, em São Paulo. Mas, a concessionária, com a prorrogação do contrato, tem planos ambiciosos para o Mato Grosso.

Agora, entram em pauta, na ANTT, as etapas de estudos e planejamentos de expansão ferroviária até Cuiabá. A concessionária planeja duplicações, novos pátios, modernização de via, entre outras obras. Atualmente, as obras da ferrovia se encontram em Rondonópolis/MT, onde está localizado o maior terminal de cargas da América Latina.

“Depois de Cuiabá, a ferrovia avançará ao norte do Mato Grosso, cobrindo todas as regiões produtoras do Estado. Além disso, se conectará a outras duas grandes malhas – a Ferrogrão, que ligará Sinop a Miritituba, no Pará. Mas, também à Transcontinental, cujo primeiro eixo será através da Ferrovia de integração do Centro-Oeste, ligando Mara Rosa, em Goiás, até Água Boa”. Dessa maneira, comemora o senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi).

“Há quatro anos, estamos debatendo a prorrogação da Malha Paulista. Ao longo desse tempo, o processo evoluiu muito, o que me permite estar aqui. Nós não nos daríamos ao luxo de propor algo para a sociedade, para o país, se não tivéssemos plena convicção de que isso é vantajoso,” afirmou o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, em audiência no TCU, quando do debate sobre o assunto naquela corte de Contas.