Embarque aéreo por selfie, promete Infraestrutura

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ministério da Infraestrutura fará teste para embarque aéreo por selfie, nos aviões de passageiros, sem qualquer documento

Promover o embarque por selfie nos aviões de passageiros é um dos próximos objetivos do Ministério da Infraestrutura. A saber, o passageiros faria todo o processo de embarque sem pegar em documento, apenas por reconhecimento facial.

De acordo com matéria da Agência Estado, publicada pelo portal Infomoney, o programa é idealizado pelo Ministério da Infraestrutura. Contudo, será implementado por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em parceria com o Serpro, empresa federal de processamento de dados. 

Os primeiros testes serão feitos no mês de setembro, no Aeroporto de Florianópolis. O projeto estava em desenvolvimento há anos. Mas, ganhou mais relevância, agora, com a crise do coronavírus.

Conforme o texto da Agência Estado, caso o projeto piloto mostre bons resultados, a expectativa é de que a tecnologia comece a ser usada em mais aeroportos até o início de 2022. Além do terminal em Florianópolis, conta a matéria, também já há conversas com os aeroportos de Brasília (DF), Salvador (BA) e Galeão (RJ) para a adoção da tecnologia.

Como é e como vai ser

Hoje, as verificações nos aeroportos são feitas em duas etapas. Uma, para entrar na área de segurança, em que o passageiro valida seu cartão de embarque e depois passa pelas máquinas de raio-x. A outra é no momento do embarque na aeronave, no qual o atendente da empresa aérea verifica o bilhete e um documento de identidade.

No futuro, quando o embarque aéreo por selfie já estiver em pleno funcionamento, essas duas entradas seriam feitas por máquinas de biometria facial. O sistema vai cruzar o reconhecimento biométrico da máquina com a selfie feita pelo cliente no momento do check-in – que poderá ser realizado em casa, por exemplo, por meio do celular.

Especialistas e o próprio governo reconhecem que, com a pandemia e as inseguranças trazidas com a doença, a aviação terá de oferecer novas experiências para reconquistar a confiança do passageiro. O setor é um dos mais afetados pela crise do novo coronavírus.

Leia a matéria completa no link abaixo:

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/aeroportos-vao-testar-sistema-de-embarque-de-passageiros-por-selfie/