Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A Frenlogi realizou na sexta-feira (5), reunião com o Senador Nelsinho Trad, relator do PL nº 4.199/2020, conhecido como BR do Mar, que será votado no senado na terça-feira, dia 09 de março.

Na ocasião, entidades representativas do setor portuário apresentaram argumento para alteração do artigo 25 do PL, que trata do Reporto. A proposta aprovada em regime de urgência constitucional na Câmara em dezembro de 2020, e enviada ao senado, fez com que o dispositivo que trata sobre o Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária) ganhasse ampliação de prazo de vigência para até 31 de dezembro de 2021.

Neste sentido, o presidente da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), Sérgio Salomão, apresentou ao relator a necessidade de prorrogar uso fruto do Reporto por mais 12 meses após a sanção do Projeto de Lei pela presidência, uma vez que o prazo será muito curto para que os setores utilizem o benefício fiscal: “o Reporto tem um efeito de extrema importância para o setor portuário e ferroviário, uma vez que garante benefícios fiscais para a modernização e importação de equipamentos, tão fundamentais para a infraestrutura e retomada da economia do país”, destacou Sérgio.

O Senador Nelsinho Trad garantiu que avaliará possibilidade de alteração, assim como analisará as outras seis propostas de emenda apresentadas por outros senadores ao PL.

 A reunião foi coordenada pelo diretor de relações institucionais da Frenlogi/ IBL, Deputado Edinho Bez que na ocasião representou o presidente da Frente, senador Wellington Fagundes. Também acompanharam a reunião o vice-presidente executivo do IBL, Tiago Lima, a assessora de Infraestrutura da Frenlogi, Marinez Chiele, e os representes das entidades portuárias mantenedoras do Instituto Brasil Logística: Jesualdo Silva, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários – ABTP, Sérgio Aquino,  presidente da Federação Nacional das Operações Portuária – FENOP,  Almirante Murillo Barbosa, diretor presidente da Associação de Terminais Portuários Privados -ATP, Angelino Caputo, diretor -executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados – ABTRA, além do diretor de relações institucionais da CNT, Valter Luís de Souza.

Fonte: Liara Abrão – Assessoria de Comunicação Frenlogi/IBL