BR do Mar

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com o objetivo de melhorar compreensão, Frenlogi debate BR do Mar (tendo o apoio técnico do Instituto Brasil Logística (IBL), com parlamentares e representantes empresariais do setor para um debate sobre a proposta. Frenlogi é a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura.

Para as explicações necessárias estiveram à disposição dos debatedores o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Diogo Piloni, e o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da SNPTA, Dino Batista.

Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários
Dino Batista, diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da SNPTA

A curiosidade dos dirigentes empresariais ficou mais diretamente voltada a esclarecimentos sobre questões legais. Principalmente, a partir da aprovação da matéria, envolvendo a construção naval brasileira e o novo regime de cabotagem.

Diogo Piloni e Dino Batista explicaram, em linhas gerais, as ideias que estão sendo consideradas sobre a questão do afretamento de navios. Mas também dos incentivos que estão sendo pensados sobre a indústria naval brasileira.

Projeto de lei

Pelas exposições dos dois dirigentes federais, no setor, a disposição do governo é enviar o projeto ao Congresso o mais rápido possível. Conforme adiantaram, a proposta vai tomar a forma de projeto de lei.

O debate foi mediado, mais uma vez, pelo vice-presidente do Instituto Brasil Logística (IBL), Tiago Lima. Ele ressaltou a importância dos esclarecimentos dados pelos representantes do governo federal, no sentido de alcançar segmentos que estão envolvidos com a matéria.

Tiago Lima, vice-presidente do IBL

Para o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), o envio do texto ao Congresso será momento propício ao confronto de ideias a respeito do tema. No entanto, considerou relevante os debates que antecedem a discussão parlamentar. Leal é vice-presidente da Frenlogi para a Câmara Portuária.

Deputado federal Hugo Leal, vice-presidente da Frenlogi para Câmara Portuária

Outro membro da Frenlogi presente foi o diretor de Relações Institucionais, ex-deputado federal Edinho Bez, de Santa Catarina. Edinho avaliou como importante a disposição dos dois dirigentes federais no sentido de prestar os esclarecimentos sobre a BR do Mar.

Ex-deputado federal Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da Frenlogi

Para Marinez Chieli, assessoria de Infraestrutura da Frenlogi, a realização desses debates devem continuar, promovida pela Frente com o IBL. Para Chieli, é importante que haja a oportunidade de assuntos, assim importantes, passem pelo crivo da opinião dos setores mais diretamente interessados.

BR do Mar

Entre os objetivos gerais do programa BR do Mar estão o de aumentar o transporte por cabotagem, aumentar a oferta de cabotagem. Mas também aumentar a competitividade das Empresas Brasileiras de Navegação e desenvolver a Indústria Naval.

Já entre as diretrizes, destacam-se a estabilidade regulatória, o equilíbrio da matriz logística brasileira, o incentivo ao investimento privado. Ademais, a promoção da livre concorrência, a otimização do uso de recursos públicos, a Segurança Nacional e a qualificação e disponibilidade de marítimos nacionais.