Boeing sofrerá processo da Embraer

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Boeing sofrerá processo da Embraer, por conta do rompimento, pela empresa norte-americana, do contrato de compra de parte da empresa brasileira. Enquanto isso, o governo brasileiro vê oportunidade de negócio, para a Embraer, na China. Militares sugerem cautela.

Segundo matéria divulgada nesta segunda-feira, 27, pelo jornal Valor Econômico, a Embraer recorrerá à Justiça por recompensa pelos danos sofridos. A Boeing anunciou no fim de semana a desistência do contrato, que vinha sendo acordado desde 2017.

“A empresa buscará todas as medidas cabíveis contra a Boeing pelos danos sofridos como resultado do cancelamento indevido e da violação do contrato. A realização dos termos do acordo exigiu investimentos significativos, em um complexo e demorado processo iniciado há mais de dois anos”, informou a Embraer, em nota ao Valor Econômico.

O negócio entre a Embraer e a empresa dos EUA veio na esteira de outra grande negociação internacional. A saber, o contrato entre a Airbus, de origem europeia, e a Bombardier, canadense.

Acontece que a Airbus é concorrente direta da Boeing, no contexto mundial, o mesmo acontecendo com a Bombardier, no que diz respeito à empresa brasileira. O negócio Boeing-Embraer enfrentaria, dessa maneira, o contrato Airbus-Bombardier.

Novas negociações

Ainda de acordo com o Valor Econômico, em reação desta segunda-feira, 27, pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pode vender a Embraer a outra empresa. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, a decisão é sua, porque o governo federal detém a chamada ‘golden share’, uma ação de classe especial que lhe daria esse direito.

China

Sobre o assunto, há matéria desta segunda-feira, 27, no jornal Folha de São Paulo, que dá conta de interesse do Ministério da Economia em negociações com a China, envolvendo a Embraer.

De acordo com a matéria, “o governo chinês tem uma estatal que produz jatos para voos regionais, a Comac (Commercial Aircraft Corp of China), que tenta competir nesse mercado e já fez parcerias com gigantes mundiais”.

No entanto, novas negociações sobre a Embraer deverão ocorrer debaixo de muita cautela. Setores militares consideram a empresa, surgida para suprir necessidades da Força Aérea Brasileira, cumpre papel estratégico.